RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO NA I OLIMPÍADA CEARENSE DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL (I OPMAT)

Autores

  • Antônia Dinamária Gomes Evangelista Crede 15
  • Francisco Aurileudo Cavalcante Pessoa
  • Jéssica Maria Oliveira Siqueira

Palavras-chave:

Experiência Docente, Olimpíada para Professores de Matemática, Probabilidade Geométrica, Interpretação Pedagógica

Resumo

O presente trabalho traz um relato de experiência da equipe Parábola do Quinamuiú na 1ª Olimpíada Cearense de Matemática para Professores da Rede Pública Estadual (I OPMAT) que teve suas etapas realizadas entre os meses de agosto de 2024 e março de 2025. A referida equipe é formada por professores/as da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Maria das Dores Cidrão Alexandrino, situada no município de Tauá-Ceará, região dos Inhamuns. O objetivo desse relato é construir possibilidades didático-metodológicas de reflexão a partir da análise da solução do problema proposto na Fase IV-Etapa Estadual, ocorrida em Fortaleza-CE, da referida olimpíada. A solução para o problema proposto teve como referenciais teóricos os estudos de Probabilidade Geométrica na Educação Básica (GONDIM, 2013; KAYSER, 2023), e a construção desse relato se pautou nos métodos de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação (GIL, 2002) considerando também as referências docentes (PAULA & JÚNIOR, 2022; OLIVEIRA & SALES, 2018) para fundamentar as reflexões. A experiência vivenciada com a I OPMAT revelou inquietações sobre o estudo de probabilidade geométrica e as dificuldades que permeiam esse assunto em sala de aula, além de proporcionar um ambiente cooperativo de compartilhamento de práticas e experiências diversas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antônia Dinamária Gomes Evangelista, Crede 15

    Mestre em Matemática (Profmat-UFC); Especialista em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI); Especialista em Ensino e Aprendizagem de Matemática (Faculdade Ateneu); Especialista em Gestão e Organização da Escola (UNOPAR); Licenciada em Matemática (UESPI); Professora Efetiva de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Ceará desde 2010; Coordenadora Regional do Projeto Professor Diretor de Turma-PPDT na Crede 15

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 25 ago. 2025.

CEARÁ. Secretaria da Educação. Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação – FormaCE. Regulamento da 1ª Olimpíada Cearense para Professoras/es de Matemática da Rede Pública Estadual – 1ª OPMAT 2024. Fortaleza: Seduc, 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONDIM, André Luiz. Probabilidade Geométrica: uma proposta para o ensino médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

GONDIM, Hellen Fernandes. Probabilidade e probabilidade geométrica: conceitos e exemplos aplicáveis no ensino básico. 2013. 78f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de pós-graduação em Matemática em rede nacional. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande.

KAYSER, Tatiane Aline Rodrigues. Probabilidade geométrica: contribuições para o Ensino de Matemática na Educação Básica. Dissertação (mestrado), Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Santo Antônio da Patrulha, RS, 2023.

LOPES, Celi Espasandin. Educação Estatística: concepções e propostas para o ensino fundamental e médio. São Paulo: Autêntica, 2008.

LOPES, Celi Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Probabilidade e Estatística no Ensino Médio: possibilidades e desafios. Bolema, Rio Claro, v. 24, n. 38, p. 43-62, 2011.

MORAIS, Rita de Cássia; BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa. O ensino de probabilidade no Ensino Médio: uma análise das práticas docentes. Zetetiké, Campinas, v. 21, n. 39, p. 115-136, 2013.

OLIVEIRA, Patrick Ramalho de; SALES, Antônio. O ensino de probabilidade geométrica: uma possibilidade no ensino médio. In: JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 3.; JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 12.; ENCONTRO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E LETRAS, 3., 2018, Campo Grande. Anais eletrônicos... Campo Grande: UEMS, 2018. ISBN 978-85-99540-88-6. Acesso em: 01 de jul. de 2025.

PAULA, Fernanda Vital de; SOUSA JUNIOR, Pedro Martins de. Atividades interativas no GeoGebra: possibilidades de explorar a probabilidade geométrica em sala de aula. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, v. 17, p. 01–22, jan./dez. 2022. Universidade Federal de Santa Catarina. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e90509 Acesso em: 04 de ago. de 2025.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Helia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autentica, 2003.

Downloads

Publicado

28/11/2025

Como Citar

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO NA I OLIMPÍADA CEARENSE DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL (I OPMAT). (2025). Revista Docentes, 10(39), 72-78. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1858