A ABORDAGEM DO ESTILO DE ÉPOCA ROMÂNTICO NO ENSINO MÉDIO:
UMA ANÁLISE DIACRÔNICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DA DÉCADA DE 1970 AOS DIAS ATUAIS.
Palavras-chave:
Literatura; Ensino Médio, Livro didático, Romantismo.Resumo
O ensino de literatura nos últimos 30 anos tem utilizado o livro didático como importante instrumento pedagógico; contudo, percebe-se que os livros didáticos para o Ensino Médio apresentam diferentes abordagens ao tratarem dos temas literários, que refletem distintos ideais formativos. Este artigo analisa de forma diacrônica a abordagem da literatura romântica nos livros didáticos destinados ao Ensino Médio desde a década de 70 aos dias atuais. Objetiva, portanto, identificar os recursos empregados pelos autores para desenvolverem o capítulo referente ao Romantismo. Para embasar este estudo, procuramos a literatura pertinente de autores como: Freire (2000), Henrique (2011), Bender (2007), Silva (2009), Roters e Teixeira (2008) e outros; além de consultar as leis 5.692/71 e 9.394/96. A pesquisa divide-se em quatro etapas, sendo elas: escolha dos livros, leitura de referencial teórico, leitura dos livros didáticos e sistematização dos dados e, por fim, análise das obras. Conclui-se que a abordagem da literatura romântica nos livros para o Ensino Médio foi marcada por uma crescente valorização do tema, mas o trabalho com o texto literário, por sua natureza fragmentada, não desenvolve o letramento literário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).