O USO DA EAD COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA EEEP JAIME ALENCAR DE OLIVEIRA
Resumo
O presente artigo trata do relato do projeto desenvolvido com alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, durante o primeiro semestre de 2015. A escola apresentava a necessidade de motivar seus discentes à desenvolver uma rotina de estudos domiciliares que complementassem os conteúdos trabalhados em sala de aula, como também, melhorar o aproveitamento das aulas das disciplinas de Estudo e Projetos Interdisciplinares. Com isso, deu-se início a pesquisa de estratégias que pudessem impulsionar o melhor aproveitamento desses momentos de estudos individuais. Criou-se então, um projeto que tinha como principal estratégia utilizar cursos à distância (EAD) como suporte pedagógico e complemento aos conteúdos ministrados. Foi sugerido como uma das opções a Escola Virtual Fundação Bradesco, essa plataforma foi indicada devido ao seu vasto leque de opções de cursos e a simplicidade de suas ferramentas e de seu layout. Com o fim do semestre foi realizado um levantamento do impacto desses cursos no cotidiano dos alunos, através de entrevistas e de questionários e foi realizado uma análise sobre a utilização de cursos EAD como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).