O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD: UM ENFOQUE PARA AS DISCIPLINAS RELACIONADAS À MATEMÁTICA
UM ENFOQUE PARA AS DISCIPLINAS RELACIONADAS À MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Pedagogia.Educação a distância.Matemática.Resumo
Este artigo trata da formação matemática nos cursos de Pedagogia ofertados na modalidade de educação a distância (EAD) em instituições privadas no Brasil. Neste texto, discute-se especificamente em que “lugar” dessa formação as disciplinas que tratam da formação matemática estão presentes no currículo do curso. Para a análise do lugar que o curso ocupa, investigou-se a duração dos cursos e o período em que tais disciplinas são ofertadas em 189 Instituições de Ensino Superior (IES) privadas e públicas. Em relação à duração do curso, 167 têm duração de quatro anos, seis cursos apresentam o tempo mínimo de integralização de mais de quatro anos, quatro cursos têm duração de três anos e meio e doze cursos têm três anos de duração. Identificou-se
que as disciplinas são organizadas em ano, bloco, ciclo, fase, módulo, período, semestre, série e trimestre. Após a organização e análise dos dados das instituições com cursos de Licenciatura em Pedagogia EAD, foi possível inferir que, na maioria das IES, o conhecimento matemático é abordado a partir da segunda metade da matriz curricular. Isto significa que, em cursos de quatro anos, por exemplo, a formação matemática ocorre a partir do 6º semestre/5º período/10º módulo/3º ano. Os dados sinalizam a necessidade de aprofundar a discussão sobre a formação matemática em cursos de Pedagogia EAD no que diz respeito aos aspectos epistemológicos e metodológicos e à dinâmica curricular envolvidos nessa formação.
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