COMO A MATEMÁTICA É CONTEMPLADA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NO BRASIL:A PRESENÇA DA PRÁTICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A PRESENÇA DA PRÁTICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Ettiène Cordeiro Guérios UFPR - Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Formação de professores., Pedagogia., Currículo pedagogia, EAD Pedagogia, Formação docente

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo apoiado por dados quantitativos, de alcance descritivo e realizado na modalidade de mapeamento cujo objetivo foi investigar a presença de disciplinas de estágio supervisionado e de disciplinas que contemplam o termo “prática” no currículo dos cursos de Pedagogia a distância no Brasil, a partir da questão deflagradora sobre como a matemática é contemplada nesses cursos. O corpus foi composto por 238 instituições de Ensino Superior que ofertavam o curso de Pedagogia na modalidade a distância (EAD) e estavam cadastrados na plataforma e-MEC em 2019. O resultado revela a irrisória presença dessas disciplinas e consolida a fragilidade da formação do professor pedagogo no que concerne à docência em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Referências

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Publicado

09/05/2022