COMPONENTES CURRICULARES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA EAD: DE QUE FORMAÇÃO ESTAMOS FALANDO?
Palavras-chave:
Formação inicial de professores. Curso de Pedagogia. Ciência e Matemática.Resumo
Com preocupações voltadas à Educação Matemática, este artigo tem por objetivo refletir sobre as disciplinas que apresentam, em sua nomenclatura, dois componentes curriculares – Matemática e Ciências – e os reflexos destes na formação de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais. Constitui-se como produto produto de uma pesquisa realizada pelo “Grupo de Trabalho (GT) 7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática”, vinculado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), o mapeamento realizado identificou
3.724 cursos de Pedagogia, sendo que, destes, 1.712 são ofertados na modalidade a distância (EAD). Com o refinamento na modalidade a distância, evidenciou-se que os cursos eram distribuídos em diferentes polos, porém apresentavam a mesma matriz curricular, o que resultou em 238 instituições. Assim, constatou-se que sete instituições ofertam Matemática juntamente com Ciências, o que pode influenciar nos conteúdos contemplados na organização do ensino do professor, que é responsável por essa disciplina, com reflexos na formação de futuros professores. Tendo em vista a análise realizada da nomenclatura e da quantidade de disciplinas ofertadas por cada instituição, salienta-se a importância da abordagem de conhecimentos científicos que oportunizem ao futuro professor realizar novas generalizações em relação a sua futura atividade, a docência. Portanto, mesmo que a disciplina ofertada tenha duas áreas do conhecimento distintas, a apropriação dos conhecimentos específicos de cada uma se torna fundamental, pois é por meio da unidade de “o que ensinar” e “como ensinar” que vai se constituindo o processo de aprender a ser professor.