MATURAÇÃO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA TRANSCRIÇÃO DE IMAGENS VISUAIS PARA IMAGENS TÁTEIS NO ENSINO E AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA

  • Alexandre Chaves da Silva EEMTI Deputado Murilo Aguiar
  • Jameson Apolinário dos Reis
  • Ezequias Teodósio da Silva
  • Levi Silva Soares
  • João Ciro Pereira de Sousa
Palavras-chave: Deficiente visual; transcrição de imagem; avaliações em larga escala.

Resumo

O presente trabalho trata da necessidade de se criar uma ferramenta didática pedagógica que possibilite deficientes visuais interpretarem imagens contidas em exames educacionais e livros didáticos de matemática e de ciências da natureza. Frente a realidade de inclusão escolar fez-se necessária a tomada de medidas emergenciais que perpassam a educação em todos os níveis de ensino, e a pesquisa e elaboração de ferramentas didáticas que possibilitem esta inclusão. Das ferramentas podemos destacar o código alfanumérico Braille, o software Monet de produção de imagens em alto relevo e poucas iniciativas de transcrição de imagens visuais em imagens táteis merece destaque, como a de Silva e Santos (2018). Aponta-se aqui a técnica de termoformagem como a mais apropriada para a construção de imagens em alto-relevo capazes de serem lidas por estudantes cegos, afinal os cegos leem as imagens táteis já que os mesmos não as enxergam. Para a criação de uma linguagem específica à representação das imagens usa-se a Sequência FEDATHI como parâmetro norteador e avaliador da ferramenta sugerida. Espera-se, com essas inferências, promover reflexões sobre mecanismos que possibilitem os Deficientes Visuais (DV) a fazerem suas interpretações de imagens, gráficos e tabelas, tirando suas conclusões sem ajuda do ledor e textos que descrevem as ilustrações contidas no processo de avaliação de matemática em larga escala, como no ENEM e SAEB.

Palavras chave: Deficiente visual; transcrição de imagem; avaliações em larga escala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, MEC. Provas e Gabaritos do ENEM. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: portal.inep.gov.br, acesso em 28 de março de 2019.
BRASIL, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência do Censo Demográfico 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em ww2.ibge.gov.br, acesso em 29 de março de 2019.

LIBERTO, Alice; RIBEIRO, Célia; SIMÕES, Cristina. As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivo. Revista Educação Especial, v. 30, n. 57, p. 9-26, jan./abr. 2017.

MOREIRA, Marco Antônio; MASSONI, Neusa Teresinha. Interfaces entre teorias de aprendizagem e ensino de ciências/física. Textos de apoio ao professor de física, Instituto de física – UFRGS – PPGEF, v.26, n.6, 2015.

SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; ROCHA, Elizabeth Matos. A Sequência FEDATHI: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, atlas – Minicurso GT 7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática - 2004

SANTOS, Maria Jose Costa dos; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; BORGES NETO, Hermínio. A Sequência FEDATHI: concepções e princípios para uso no Ensino de matemática.
VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, ISSN 2301-0797 – 2013.

SILVA, Alexandre Chaves da; SANTOS, Carlos Alberto. Lâminas em alto-relevo para ensinar fenômenos ondulatórios a deficientes visuais. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, nº 4, exxx (2018)

VALENTE, Dannyelle. Os diferentes dispositivos de fabricação de imagens e ilustrações táteis e as possibilidades de produção de sentido no contexto perceptivo dos cegos. Revista educação arte e inclusão, Florianópolis, v. 02, jan/dez 2009.
Publicado
04/05/2022