INDÚSTRIA CULTURAL

  • Francisca Evanice Mourão Lima EEM. Gerardo Magella Mello Mourão
Palavras-chave: Arte, Indústria, Massificação.

Resumo

Como professora de Filosofia do ensino médio, observo meus estudantes envolvidos pela lógica da indústria cultural, na medida em que consomem as músicas e os filmes que lhes são ofertados pela mídia. Nesse contexto, com o intento de analisar elementos conceituais presentes nos estudos dos filósofos Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, referentes à mistificação das massas através da indústria cultural, bem como seus reflexos de conteúdo político e normativo, propus aos estudantes da EEM Gerardo Majella Mello Mourão, 13ª CREDE, nas turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries, nas quais leciono, a realização de um projeto denominado Indústria Cultural. Tal projeto se desenvolveu através de pesquisa bibliográfica, considerando o vasto acervo enfatizado no livro didático, que aborda a indústria cultural na perspectiva dos intelectuais da Escola de Frankfurt, especialmente Horkheimer e Adorno, além de pesquisa de campo, que contemplou a visitação de alguns museus, realização de entrevistas e aplicação de questionário. A culminância do projeto ocorreu a partir apresentação da “Galeria da Indústria Cultural”, que foi um espaço para visitação aberta a todos os estudantes da escola e a comunidade. Na ocasião, tivemos a exposição e a apresentação de dados em pôsteres, obras de arte produzidas pelos estudantes da escola, instrumentos e músicas cantadas pelos estudantes, além de jogos e dinâmicas, que suscitaram a reflexão acerca da arte e da cultura.

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Referências

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1970.
GALLO, Sílvio, Filosofia: experiências do pensamento: volume único/Sílvio Gallo. – 1. Ed. – São Paulo: Scipione, 2014.
Publicado
23/12/2019
Seção
Relato de experiência