DIÁLOGO: ELEMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FILOSOFIA
Resumo
O diálogo é significativo na interação entre os indivíduos, viabiliza a manifestação de pensamentos de maneira linear. Desse modo, o diálogo é enfatizado neste artigo como elemento de aprendizagem no ensino de Filosofia, pois acredita-se na influência da comunicação, como forma de se obter êxito na aprendizagem, além de contribuir para formação crítica, reflexiva e consequentemente libertadora. Os autores que respaldam tal estudo são Alro e Skovsmose (2010), Freire (1987) e (1996), Goulart (1987) e Morin (2003). Destaca-se além da relação do diálogo com o ensino e a aprendizagem, o ensino de Filosofia e a aprendizagem dialógica, ressaltando sua importância e fragilidade. O estudo configura o aspecto de emancipação decorrente do diálogo, o qual ultrapassa os limites de uma simples conversação, pois visa na sua essência à aprendizagem, que tem como fundamento, a investigação que proporcionará o conhecimento e novas experiências através do aspecto reflexivo e questionador resultante do exercício filosófico. Por meio deste estudo sugeri-se, uma prática dialógica no âmbito do ensino de Filosofia, pois é notório seu caráter interrogativo e problematizador. O estudo ratifica o papel preponderante do diálogo no processo de aprendizagem, o qual confere sentido a assuntos, sejam eles de natureza individual ou social, partindo da reflexão, ação e construção do conhecimento.
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Referências
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