O O DIÁLOGO COMO METODOLOGIA FILOSÓFICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Palavras-chave: Diálogo. Metodologia. Ensino. Filosofia.

Resumo

Objetivando verificar o desenvolvimento de uma metodologia filosófica dialógica para o ensino de filosofia, a ideia de ensino e aprendizagem através de uma metodologia dialógica é destacada como presente desde a antiguidade. Sócrates, que nada escreveu, pautou sua vida na prática dialógica e é retomado nesse artigo como grande referencial, pois sua filosofia é o reconhecimento da atitude dialógica como um movimento inovador e contra hegemônico, na medida em que viabiliza um espaço para construção de conhecimento ao invés de impor concepções pré-estabelecidas. Ao propor a investigação crítica do papel do diálogo como metodologia filosófica para o ensino de filosofia, buscamos exatamente as bases e conceitos de diálogo que a própria filosofia consolidou, mostrando-se, portanto, uma ferramenta segura de conhecimento em conexão com as demandas sociais. De acordo com isso, entendemos que ele, ao ser desenvolvido objetivamente como ferramenta, pode compor uma metodologia de ensino de filosofia específica para educação básica, resultando na viabilização de um produto educacional que transforma a prática do ensino de filosofia e a relação desse ensino com os alunos. A proposta de um ensino dialógico encontra seu lugar na prática ao desenvolvermos com os alunos, na escola, atividades dinâmicas e interativas na perspectiva crítico-reflexiva que suscite o diálogo e, assim, produzir uma proposta metodológica que vem passando tanto por pesquisa teórica aprofundada quanto por experimentação em sala de aula. Desenvolver a análise segundo esses termos não é só inovador, quanto também é necessário para munir os professores de filosofia com metodologias embebidas em conceitos filosóficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
_______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CAROTENUTO, Margherita. Histórico sobre as teorias do conhecimento. Recanto Maestro: Ontopsicologia Editrice, 2009.
BUBER, Martin.¿Que es el hombre?. México: Fondo de Cultura Económica, 1985.
_______. (2003). El camino del ser humano y otros escritos. (C. Díaz, Trad.). Madrid: Fundación Emmanuel Mounier. (Original publicado em 1936).
FERREIRA, José Humberto. Diálogo sobre o ensino de filosofia no ensino médio. Cadernos Cajuína, V. 2, N. 2, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALLO, Silvio.; KOHAN, W. Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000.
_______. Metodologia do Ensino de Filosofia. Editora: Papirus, 2014.
_______. Prefácio in: Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
PLATÃO. A República. 7. ed. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.
SANTOS, Celia. Maiêutica – Por uma prática de transformação do jornalista midiatizado. CELACC/ECA-USP 2011.
Publicado
27/03/2023