A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO PRATIQUE REDAÇÃO DA EEEP PROFESSOR ANTONIO VALMIR DA SILVA NA PROFICIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA

  • Ana Paula Matias EEEP Professor Antonio Valmir da Silva
  • Gildênia Araújo Almeida CREDE 01 - SEDUC
Palavras-chave: Letramento. Proficiência em Leitura e Escrita. Projeto Pratique Redação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a prática do letramento como pertinente instrumento que viabiliza os processos de aprendizagem, ao desempenhar a apropriação de práticas de leitura e escrita nos discentes, levando em conta o seu papel como ser social. Fundamenta-se numa abordagem bibliográfica, tendo como respaldo estudos teóricos acerca de letramento de Soares (2003),  Kleiman (2007) e da nova Base Comum Curricular (BNCC 2017). O percurso metodológico abordou o lócus da pesquisa, uma entrevista semiestrutura com o núcleo gestor da instituição e o projeto Pratique Redação como ferramenta integrante da práxis curricular da Escola de Educação Profissional Professor Antonio Valmir da Silva. Como resultados, observou-se o crescimento da proficiência dos índices de leitura e escrita nas avaliações externas e na formação de leitores críticos, reflexivos e cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Matias, EEEP Professor Antonio Valmir da Silva

Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1999); Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2003); Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2019) atuando na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino. Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

 

Gildênia Araújo Almeida, CREDE 01 - SEDUC

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1986). Graduação em Pedagogia (2016) pela Universidade Paulista (UNIP). Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (1994); Mestrado em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2007); Doutora em Educação Brasileira - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC (2012); Pós-Doc em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Professora da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC/CREDE1). Tutora (professora) das Licenciaturas da UAB (Universidade Aberta do Brasil) /UFC (Universidade Federal do Ceará.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2017. Disponível em: . Acesso em: 20out. 2019.

CEARÁ. Secretaria de Educação do. Escolas de Educação Profissional. Disponível em: . Acesso em: 25nov. 2019.

KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado das Letras, 1995.
_______. Oficina de leitura (teoria & prática).Campinas, São Paulo: Pontes, 2000.
_______. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007.
_______. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Fontes, 2011.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
Publicado
03/08/2020