Caminhos da avaliação educacional no Brasil: de influências internacionais à implementação do Ideb

  • Rita de Fátima Muniz Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Sheila Maria Muniz Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Ceará. https://orcid.org/0000-0002-4210-1497
  • Wagner Bandeira Andriola Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

Este artigo é um recorte da tese de Doutorado da autora principal dessa pesquisa. Versa brevemente sobre a trajetória da avaliação educacional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com uma abordagem bibliográfica. Para tanto, embasou-se na legislação vigente e em autores como Andriola (1999,2004), Horta Neto (2007, 2013), Vianna (1989, 2000, 2005), dentre outros. Evidenciou-se que as transformações ocorridas no cenário educacional internacional, especificamente nos Estados Unidos, influenciaram a projeção da avaliação no Brasil, e que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é difundido como um referencial de qualidade da educação no país.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação educacional. Cenário educacional internacional. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRIOLA, W. B. Evaluación: la vía para la calidad educativa. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 25, p. 355-368, 1999.

ANDRIOLA, W. B.; ANDRIOLA, C. G. Avaliação da qualidade educacional da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 153-168, 2009.
ARAÚJO, S.; CASTRO, A. M. D. A. Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p. 81-106, 2011.

BRASIL. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2008. Brasília, DF: Inep, 2009.

BRASIL. Brasil no Pisa 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Santillana, 2016.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Portal Inep. Brasília, DF: MEC, 2019b. Disponível em: http://provabrasil.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica. Acesso em: 2 set. 2019.

BRASIL. Portal do MEC. Prova Brasil: apresentação. Brasília, DF: MEC, 2019a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 2 out. 2019.

FISCHER, B. T. D. Avaliação da aprendizagem: a obsessão pelo resultado pode obscurecer a importância do processo. In: WERLE, F. O. C. (org.). Avaliação em larga escala: foco na escola. Brasília, DF: Liber, 2010. p. 37-49.

HORTA NETO, J. L. As avaliações externas e seus efeitos sobre as políticas educacionais: uma análise comparada entre a União e os estados de Minas Gerais e São Paulo. 2013. 358 f. Tese (Doutorado em Política Social) – Programa de Pós-Graduação em Política Social, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.

HORTA NETO, J. L. Um olhar retrospectivo sobre a avaliação externa no Brasil: das primeiras medições em educação até o Saeb de 2005. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 5, n. 42, p. 1-14, 2007.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores 2013. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Brasil em síntese. Disponível em: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/educacao/taxa-de-analfabetismo-das-pessoas-de-10-anos-ou-mais.html. Acesso em: 02 dez. 2020.

MUNIZ, R. F. Os efeitos de uma sistemática de avaliação municipal na aprendizagem de alunos de 2º ano dos anos iniciais em escolas do município de Jijoca de Jericoacoara (CE). 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

MUNIZ, S. M. Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual: a experiência de professores do Ensino Fundamental em Jijoca de Jericoacoara-CE. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

PINTO, J. M. R. et al. Um olhar sobre os indicadores de analfabetismo no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 81, n. 199, p. 511-524, 2000.

UNESCO. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Unesco, 2001.

UNICEF. Indicadores da qualidade na educação. Pnud e Inep-MEC. São Paulo: Ação Educativa, 2004.

VIANNA, H. M. Avaliação educacional: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: Ibrasa, 2000.

VIANNA, H. M. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Brasília, DF: Liber, 2005.

VIANNA, H. M. Introdução à avaliação educacional. São Paulo: Ibrasa, 1989.
Publicado
04/05/2022