OS IMPACTOS DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA GESTÃO DE SALA DE AULA:

UM ESTUDO DE CASO NA EEEP MONSENHOR ODORICO DE ANDRADE, EM TAUÁ (CE)

  • Gilmar Pereira Costa CREDE 15

Resumo

A pesquisa versa sobre o Projeto Professor Diretor de Turma, voltado para a qualificação pedagógica, que vem sendo vivenciado desde 2008 nas escolas públicas cearenses. O referido projeto se define, nos documentos oficiais publicados pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará, como uma ação comprometida com a constituição de uma escola que eduque a razão e a emoção. Pensando nos resultados oriundos da aplicação dessa política, por meio da implantação do projeto, decidimos pesquisar os seus impactos, tomando como questão-problema: Como o Projeto Professor Diretor de Turma pode contribuir para qualificar a gestão da sala de aula? A investigação aqui contida tem, portanto, como objetivo geral analisar os impactos do mencionado projeto na gestão de sala de aula, em uma escola estadual de Ensino Médio. No tocante à metodologia, utilizamos o método do estudo de caso, sob a égide da pesquisa qualitativa, adotando a técnica da entrevista, aplicada a 04 (quatro) professoras diretoras de turma de uma escola profissional, situada no município de Tauá, Ceará. As profissionais revelaram em suas narrativas algumas limitações relativas ao andamento do projeto, como a ausência de formações específicas e tempo insuficiente para o desenvolvimento das suas práticas pedagógicas. No contraponto, destacam sensibilidade e apoio do núcleo-gestor e coerência na postura dos diretores de turma com os objetivos do projeto. As ações observadas na cotidianidade da escola investigada demonstram entendimento da proposta do projeto e investimento no caráter pedagógico que ele traz consigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
10/05/2018