Na edição do Seminário DoCEntes de 2022 – objeto dos artigos e relatos de experiências aqui publicados – a matéria propulsora dos trabalhos trazia por título “Os Futuros da Educação: contribuições para a superação das desigualdades”, que, por sua vez, se apresentava interrelacionada à temática geradora da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, o evento maior em que estava inserido e que teve por tema “Diversidade: de toda gente para todo mundo”. Ali, ainda sob influência das mudanças provocadas pela realidade pandêmica, discutiu-se uma série de impactos que se impõem como desafios e matéria de reflexão, seja na atual relação estabelecida com o meio ambiente, seja nos novos uso das tecnologias a que se tem, ou não, acesso e, mesmo, ao próprio modo de vida individualista, marcado por desigualdades, na sociedade contemporânea. As questões suscitadas, no amálgama das temáticas propostas, trataram de questões essenciais à educação cearense, articuladas às demandas globais, além de ensejarem a partilha das experiências mobilizadas nos contextos de ensino/aprendizagem. Assim, a superação da desigualdade social e a ascensão da diversidade como questões centrais são os principais motes para refletir a escola, espaço de educação por excelência, como um lugar mais equânime, inclusivo e democrático.