AS TECNOLOGIAS A SERVIÇO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

uma experiência de uso de textos multimodais em uma escola pública estadual cearense

  • Rosália Maia Costa EEM Maria José Coutinho
  • Ana Cristina Lacerda Gonçalves EEM Maria José Coutinho
  • Gilmar Pereira Costa Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 15
Palavras-chave: Tecnologias. Multimodalidade. Ensino-aprendizagem.

Resumo

No presente trabalho buscamos refletir sobre os usos de textos multimodais como apoio didático firmado nas tecnologias e de que forma estes textos auxiliam na construção da argumentação. Através das premissas da pesquisa–ação, visamos compreender se o uso de textos/recursos multimodais favorece o processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica deste trabalho está pautada na visão de multiletramentos e ensino e aprendizagem apresentada por Rojo e Moura (2012), sobre a multimodalidade, e também nos pressupostos de argumentação e linguagem, de Koch (2011). O desenvolvimento das sequências didáticas amplia novos horizontes no que diz respeito à diversificação e à dinamização das aulas de Língua Portuguesa. A realização da pesquisa-ação comprovou que a aprendizagem por meio dos textos multimodais facilita a compreensão da linguagem escrita e oral. Além disso, incorpora às aulas de Língua Portuguesa dinamicidade e interatividade, fazendo com que os estudantes aprendam e saibam atribuir significados aos conhecimentos adquiridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosália Maia Costa, EEM Maria José Coutinho

Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Aldeia de Carapicuíba e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Efetiva do Estado do Ceará, atuando na EEM Maria José Coutinho, em Quiterianópolis (CE).

Ana Cristina Lacerda Gonçalves, EEM Maria José Coutinho

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela UVA. Licenciada em Letras pela UECE. Professora na EEM Maria José Coutinho, em Quiterianópolis (CE).

Gilmar Pereira Costa, Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 15

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Especialista em Língua Portuguesa e Arte-Educação pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela UVA. Graduado em Pedagogia pela UECE e em Artes Visuais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Professor Efetivo de Arte da Rede Estadual do Ceará, atuando como Superintendente Escolar na CREDE 15 (Tauá/CE).

Referências

AZEVEDO, A. P. B. M. de. Multimodalidade na sala de aula: estratégias textual-discursivas para leitura de imagens e produção de sentidos. 199f. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2015.

BRASIL. Encontro de Formação Orientação para Componente Eletivas 1º semestre 2021. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2022.

BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.) Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of
contemporary communication. London: Arnold, 2001.

MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo Cortez, 2012.

MARTINS, A. B. Documento de Formação Docente: Eletivas (mimeo). Disponível em: https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Perguntas-Orientadoras-Eletivas-07_02.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.

MAZDZENSKI, Leonardo. Multimodalidade e gênero textual: analisando criticamente as cartilhas jurídicas. Recife: Universitária, 2008.

MORAN, J. M.; MASETTO, M; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7.. ed. São Paulo: Papirus, 2003.

ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. (Org). Escol@ Conectada: Os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.
Publicado
05/09/2023