FOCO NA APRENDIZAGEM

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS IMPACTOS NA COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DE CAMPOS SALES/CE

Palavras-chave: Formação Docente, Foco na Aprendizagem, Língua Portuguesa, Desenvolvimento

Resumo

A deficiência na compreensão apresenta-se como uma problemática a ser enfrentada por professores e gestores das escolas públicas da rede estadual de ensino. Nesse contexto, foi criado pelo governo do estado do Ceará, a iniciativa Foco na Aprendizagem, baseada nas seguintes premissas: Avaliação diagnóstica e formativa, formação continuada de professores e material didático estruturado (MDE). A formação de professores apresenta-se como alternativa que fomenta a implementação de estratégias didático-metodológicas que possibilitam o fortalecimento da aprendizagem discente. Este estudo objetivou analisar os impactos da formação de professores de Língua Portuguesa da iniciativa Foco na Aprendizagem na compreensão leitora dos alunos da 1ª série da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Campos Sales. Enquanto método, adotou-se a pesquisa documental a partir da análise de dados da plataforma SISEDU. Os resultados apresentam que a formação docente propiciada pela Iniciativa Foco na Aprendizagem desencadeou a melhoria do desempenho dos alunos da 1ª série na avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa 2022.2 quando comparado com o resultado da avaliação diagnóstica 2022.1. Na avaliação 2022.1, 75,47% dos alunos estavam em níveis críticos. Após o processo formativo e a intervenção docente, 40,47% saíram dos níveis críticos. Concluímos que a Iniciativa Foco na Aprendizagem apresenta-se como um recurso fundamental para a ampliação do arcabouço teórico, metodológico, didático e avaliativo do professor, a fim de que possa utilizar estratégias que potencializem o desenvolvimento dos alunos.

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Biografia do Autor

Maria Luciléia Gonçalves da Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Letras e Litaretura pela Universidade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, Ciência e Tecnologia , da Universidade Regional do Cariri. Realiza pesquisas nas áreas da sociolingüística, literatura indígena e africana e os processos de ensino da língua portuguesa na educação básica.

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Publicado
05/09/2023