SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

percurso histórico e contribuições para a educação do Século XXI

  • Andréa Rodrigues de Souza Leão Fonteles CREDE 1
Palavras-chave: Avaliação Educacional; SAEB; Educação de Qualidade

Resumo

Este texto trata da constituição histórica do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, situando-o no contexto do surgimento da avaliação educacional em escala internacional. O objetivo é compreender como a avaliação educacional está configurada no Brasil, como ela foi sendo consolidada, destacando os desafios e as perspectivas enfrentados pelo Saeb para a educação do século XXI. O referencial metodológico está fundamentado em técnicas de  pesquisa bibliográfica, pois se desenvolve a partir de livros, artigos de caráter científico e documentos que têm como fonte os arquivos públicos dos tipos digitais e escritos. Constatou-se que o Saeb deve ser usado para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores em cada etapa da educação básica, em prol do alcance de uma educação de qualidade em todos os aspectos, e não somente voltada à preparação dos estudantes para os testes, pois isso pode trazê-los prejuízo nas suas características humanas, sociais, culturais, filosóficas e afetivas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, J. J. F. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará, 2007. Disponível em: . Acesso em 29 mar. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa (1988). Disponível em: em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituic ao.htm>, Acesso em: 28 mar 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conae 2014 - Conferência Nacional de Educação. Documento Final. Brasília: Fórum Nacional de Educação, 2014b. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira. Portaria n. 250, de 5 de julho de 2021. Estabelece as diretrizes de realização do
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no ano de 2021. Diário Oficial da União,
Brasília, 06 jul. 2021, Ed. 125, Seção 1, p.39. Disponível em:
n-250-de-5-de-julho-de-2021-330276260#wrapper>. Acesso em: 25 mar. 2023.
ESCORZA, Tomás Escudero. Desde los testes hasta la investigación evaluativa actual. Un siglo, el XX, de intestino desarrollo la evaluación em educación. Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa (RELIEVE), v. 9, n. º 1. 2003.

FERNANDES, Reynaldo. Experiência: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). In: Concurso Inovação na Gestão Pública, 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2023.

FREIRE, Emanuella Sampaio; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. A avaliação educacional: uma dimensão histórica. In: XII Encontro Cearense de História da Educação e II Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação, de 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). anais. Fortaleza (CE), 2013, p. 27-40. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39108. Acesso em 25 mar. 2023.
GODOY, Arilda Schmidt. Uma revisão histórica dos principais autores e obras que refletem esta metodologia de pesquisa em Ciências Sociais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr., 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 mar. 2023.

GUBA, Egon S.; LINCOLN, Yvona. Avaliação de quarta geração. Trad. Beth Honorato. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 318P. 2011.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. 2022. Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/historico . Acesso em: 29 mar. 2023.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.


LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 6 ed. Salvador: Cortez, 1997.


HIPPÓLYTO, Luzia de Queiroz. Avaliação dos resultados do SPAECE da 3ª série do Ensino Médio, em Matemática no Ceará, e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo dos anos 2008, 2009 e 2010. 2013. 157 folhas. Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliar para promover: as setas do caminho. 6. ed. Porto
Alegre: Mediação, 2007.

HORTA NETO, João Luiz. Avaliação e Indicadores Educacionais: Um olhar retrospectivo sobre a avaliação externa no Brasil: das primeiras medições em educação até o Saeb de 2005. Revista Iberoamericana de Educación, Brasil, v. 5, n. 42, p. 1-13, nº 42/5, 25 abr. 2007.

MAGALHÃES, Wesley Brito. Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): trajetória e alterações no período de 1990 a 2021. 153 f. Área de Concentração: Educação. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

PESTANA, Maria Inês Gomes de Sá. A experiência em avaliações de sistemas educacionais: em que avançamos? In: BAUER, Adriana.; GATTI, Bernadete A.; TAVARES, Marinalva R. (Orgs.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: origens e pressupostos. Florianópolis: Insular, 2013.

SCRIVEN, M. The Methodology of Evaluation. Perspectives of Curriculum Evaluation. AERA. Monograph 1, Chicago, 1967.

SCHNEIDER, Marilda Pasqual; NARDI, Elton Luiz. Políticas de accountability em educação: perspectivas sobre avaliação, prestação de contas e responsabilização. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.
STAKE, Robert E. Uma subjetividade necessária em pesquisa educacional. In: GOLDEBERG, M. A. A. SOUZA, C. P. (Orgs.). Avaliação de Programas Educacionais - vicissitudes, controvérsias, desafios. E. P. U. - Editora Pedagógica e Universitária Ltda., São Paula, 1982.

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional e o avaliador. São Paulo: IBRASA, 2000.
Publicado
05/09/2023