PROTAGONISMO JUVENIL E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA

Palavras-chave: Adolescentes. Protagonismo Juvenil. Pesquisa Participativa. Saúde Mental. Escola.

Resumo

Este estudo estrutura-se em um recorte da dissertação de mestrado intitulada: “A Escola como espaço de cuidar: protagonismo juvenil e o enfrentamento ao adoecimento mental de adolescentes”, em fase de finalização. A adolescência, etapa geracional do desenvolvimento humano, constitui-se de mudanças físicas e emocionais marcadas por rupturas e cingidas pelas condições de existência dos adolescentes. Estas transformações quando não observadas, dialogadas e compreendidas dentro de suas realidades podem despertar nos jovens fragilidades emocionais. O presente trabalho objetivou, por meio do protagonismo juvenil, a construção de estratégias de atenção e cuidado tencionando a promoção da saúde mental dos estudantes de uma escola pública de ensino médio em Fortaleza-CE. Através de uma investigação qualitativa de caráter participante, foram realizados, debates, rodas de conversas e oficinas visando o estabelecimento de uma relação dialógica horizontal entre todos os participantes da pesquisa. Depreendemos que a escola, enquanto promotora de transformações pode oportunizar em suas agendas pedagógicas espaços físicos e temporais destinados à atenção e ao cuidado, fomentando ações para além do desenvolvimento cognitivo dos estudantes, mas que também compreendam a promoção da saúde mental dos mesmos, mediante a construção de redes de apoio entre os adolescentes e toda a comunidade escolar fortalecendo o protagonismo juvenil no que diz respeito à resolução de problemas que afetam suas realidades.

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Biografia do Autor

Patrícia Veras Rodrigues, Secretaria Estadual de Educação

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Efetiva da Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC-CE).

Luciana Martins Quixadá, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Psicóloga. Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará/UECE. Professora do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE). Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Participativas sobre Infância, Cultura e Subjetividade (UECE). Integrante da Rede Jubra e do GT Juventudes e Pesquisas Participativas da ANPEPP.

Publicado
05/09/2023