PROTAGONISMO JUVENIL E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA
Palavras-chave:
Adolescentes. Protagonismo Juvenil. Pesquisa Participativa. Saúde Mental. Escola.Resumo
Este estudo estrutura-se em um recorte da dissertação de mestrado intitulada: “A Escola como espaço de cuidar: protagonismo juvenil e o enfrentamento ao adoecimento mental de adolescentes”, em fase de finalização. A adolescência, etapa geracional do desenvolvimento humano, constitui-se de mudanças físicas e emocionais marcadas por rupturas e cingidas pelas condições de existência dos adolescentes. Estas transformações quando não observadas, dialogadas e compreendidas dentro de suas realidades podem despertar nos jovens fragilidades emocionais. O presente trabalho objetivou, por meio do protagonismo juvenil, a construção de estratégias de atenção e cuidado tencionando a promoção da saúde mental dos estudantes de uma escola pública de ensino médio em Fortaleza-CE. Através de uma investigação qualitativa de caráter participante, foram realizados, debates, rodas de conversas e oficinas visando o estabelecimento de uma relação dialógica horizontal entre todos os participantes da pesquisa. Depreendemos que a escola, enquanto promotora de transformações pode oportunizar em suas agendas pedagógicas espaços físicos e temporais destinados à atenção e ao cuidado, fomentando ações para além do desenvolvimento cognitivo dos estudantes, mas que também compreendam a promoção da saúde mental dos mesmos, mediante a construção de redes de apoio entre os adolescentes e toda a comunidade escolar fortalecendo o protagonismo juvenil no que diz respeito à resolução de problemas que afetam suas realidades.
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