ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES:

uma estratégia metodológica eficaz para o ensino da botânica

  • Maraysa Cristina Ribeiro Albuquerque SEDUC-CE
Palavras-chave: Ensino híbrido. Metodologias ativas. Protagonismo estudantil. Sequência Didática.

Resumo

Despertar o interesse em conhecer e aprender sobre o Reino Plantae, estimular o protagonismo estudantil, colocar o foco da aprendizagem no aluno, possibilitar a construção de saberes coletivamente, foram esses os objetivos propostos e alcançados com a aplicação do ensino híbrido na disciplina de biologia com discentes do 2º ano matriculados na Escola de Ensino Médio Tancredo Nunes de Menezes, localizada no município de Tianguá – CE. Esta pesquisa utilizou a rotação por estações como estratégia pedagógica para tornar o ensino da botânica significativo, dinâmico e interessante. Durante a realização das atividades, os alunos mostraram-se receptivos, curiosos e interessados em manipular os instrumentos e aprender sobre os grupos botânicos. Avaliaram positivamente a metodologia e informaram a necessidade de aulas que vão além da transmissão dos conhecimentos pelo docente e da utilização do livro didático. 

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Publicado
05/09/2023