O FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA

a metafunção interpessoal da linguagem e a utilização de recursos léxico-gramaticais na Educação de Jovens e Adultos no Maciço de Baturité, Ceará, Brasil

Palavras-chave: Interação. Linguagem. Aprendizagem. Textos verbais e não-verbais.

Resumo

A proficiência do educando em leitura e escrita, assim como a sua competência na oralidade, está interligada ao ensino formal da língua materna.  Este estudo investigativo, realizado no CEJA Donaninha Arruda, em Baturité, Ceará, Brasil, objetiva analisar o impacto da abordagem do multilinguismo e da valorização das variantes do uso da língua no ensino produtivo e reflexivo da Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos - EJA. O percurso metodológico reveste-se de características qualitativas, descritivas e exploratórias, contemplando estudos bibliográficos, dados empíricos, constatações in loco e observação participante. Para a tessitura deste trabalho, o escopo teórico utilizado compreende as produções de autores como Freire, Travaglia, Neves, Cosson, dentre outros. O recorte temporal compreende os meses de agosto a outubro de 2022. Pode-se inferir que os aspectos metodológicos da abordagem funcionalista na EJA propiciaram a utilização do livro didático e da gramática normativa a partir de um viés reflexivo, dinâmico/participativo, onde a linguagem foi vislumbrada como processo e produto social, cultural e cognitivo, contribuindo para a valorização da heterogeneidade das variedades linguísticas (presentes nas interações sociais) e o domínio dos recursos linguístico-discursivos.

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Biografia do Autor

Sofia Regina Paiva Ribeiro, CEJA Donaninha Arruda

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA, Universidade Federal do Ceará - UFC, Mestra em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis - MASTS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Letróloga, Biologa e Pedagoga. Professora da Secretaria Estadual de Ensino - SEDUC. 

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Publicado
05/09/2023