LETRAMENTO BIOLÓGICO
vinculando conhecimentos científicos à cidadania
Resumo
A atualidade tem sido marcada pela constante dificuldade da população em articular os conhecimentos discutidos em sala de aula com aquilo que vivenciamos em sociedade cotidianamente. Tais fragilidades fazem com que as decisões tomadas por esses atores por vezes sejam baseadas em ideias distorcidas e convicções sem amparo na realidade, culminando em toda sorte de problemas sociais e ambientais. É no seio dessa discussão que surge a preocupação em educar cientificamente as pessoas, e assim instrumentalizá-las para compreender e atuar ativamente nos debates sobre questões relevantes para a humanidade a nível local e global. Nesse sentido, este trabalho buscou consolidar os significados e aplicações do Letramento Biológico no Ensino de Biologia, a partir dos conceitos de Letramento Científico e de Alfabetização Biológica, ideias já há muito difundidas nas pesquisas sobre Ensino de Ciências. Para tanto, o caminho metodológico traçado segue os passos de um estudo de natureza qualitativa, sendo uma pesquisa bibliográfica do tipo narrativa. Nas seções que se seguem exploramos melhor o conceito de Letramento Biológico, recentemente cunhado no artigo “Educação Científica na era da pós-verdade: a fragilização dos conhecimentos biológicos”, desenvolvendo a ideia por trás do conceito, tentando estabelecer em termos mais práticos sua aplicação no ensino de biologia no contexto da educação básica brasileira.
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Referências
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