A temática dos letramentos tem se encorpado nos últimos anos e as submissões para o fluxo contínuo da Revista DoCEntes têm sido uma testemunha bibliográfica disso. Superando uma perspectiva meramente aquisicionista de linguagem e aprendizagens cognitivas, diferentes perspectivas que têm discutido este conceito como categoria de estudos têm se articulado a paradigmas educacionais que pensam a escola como mais um espaço de produção de saberes e que se dialetiza com os demais espaços de formação humana, integrando-os em uma compreensão complexa da educação como integral, premissa basilar do ProgramaCeará Educa Mais (CEARÁ, 2021) e das mais recentes políticas indutoras em níveis estadual e federal.
Esse movimento que se reverbera nos textos submetidos à DoCEntes pode ser explicado, segundo Pereira(2022), a partir dos Novos Estudos do Letramento, uma vez que promovem uma abordagem social ao letramento, abrangendo os conhecimentos intra e extraescolares como intrínsecos a todas as práticas sociais, sendo os letramentos escolares uma ponte para compreender e aprofundar outros letramentos.
Esta discussão tem sido uma premissa de ações constantes da equipe do Centro de Documentação e Informações Educacionais, pertencente à Coordenação de Gestão Pedagógica do Ensino Médio e que editora esta revista, tanto em suas formações como em suas produções bibliográficas a serem norteadoras de políticas de fomento à leitura nos espaços escolares, entendendo que a escola é um espaço promotor e produtor de conhecimentos,habilidades e atitudes múltiplas por excelência, que se convertem em saberes na medida em que são mobilizados para orientar o agir humano no tempo, são reconhecidos intersubjetivamente e socializados (TARDIF, 2008).
Tais saberes fomentados na escola são de múltiplas ordens e proporcionais às dimensões da formação/do letramento humano; e que este processo alargado de formação/letramento ocorrido na escola está articulado com os demais letramentos ocorridos para além dela. E mais importante: produzidos nas reflexões-em-ação (SCHÖN, 1992) dos diferentes agentes escolares e nos mais diversos ambientes e serviços pedagógicos, e os artigos componentes desta edição nº 28 vêm a evidenciar estes saberes dinâmicos de múltiplas práticas de letramento escolar.