ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA NA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ PELO SISEDU

Palavras-chave: Resultados., Avaliação Diagnóstica., Ensino Médio., Rede Pública., Matemática.

Resumo

Este artigo realiza uma análise aprofundada dos resultados da avaliação diagnóstica de matemática na turma do 3º ano do Ensino Médio na Rede Pública Estadual do Ceará, por meio do sistema SISEDU. O estudo visa compreender o desempenho dos alunos em relação aos saberes, habilidades e competências matemáticas, além de estabelecer conexões com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a matriz do saber. Os resultados revelam um panorama do nível de proficiência dos alunos, destacando áreas de maior e menor desempenho. A análise dos resultados à luz da fundamentação teórica proporciona uma compreensão mais profunda dos padrões observados, permitindo insights sobre os desafios e oportunidades educacionais. As implicações são diversas, incluindo adaptação curricular, intervenções personalizadas e foco na aprendizagem significativa. A análise dos resultados reforça a importância da colaboração entre escola, pais e comunidade. Em síntese, este estudo destaca a necessidade de uma educação matemática centrada no aluno, alinhada à BNCC e orientada pela busca pela excelência educacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Emanuel de Oliveira Maia, Universidade Federal do Ceará

Mestre pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), participou do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Educação e Formação Docente (NUPEFD) da Universidade Estadual Vale do Acaraú e integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Educacionais (PETE) e o Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Matemática para o Ensino Médio (IFRN), Docência Pedagógica e práticas Matemáticas (PROMINAS), graduações em administração (UNILAB), Eng. Eletricista (UnP) e Licenciado em matemática (IFRN). Cursando Licenciatura em Computação e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, ensino de Matemática e suas tecnologias com foco na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. E sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Doutorado em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática pela UFC e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC. Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa e Formação Docente. Bolsista Pesquisador de Interiorização - BPI FUNCAP 2020 - 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE, Professor Pesquisador Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino PÓLO RENOEN-UFC e Professor Colaborador do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Consultor Educacional do Banco Mundial. 

Publicado
06/05/2024