A CULTURA MAKER NO ENSINO DE CIÊNCIAS
uma Experiência do Foguete-copo no Ensino Fundamental
Resumo
A pesquisa científica pode começar ainda nos primeiros anos escolares, ensejando a aprendizagem e desenvolvendo a curiosidade. O presente trabalho versa sobre a cultura maker no ensino de Ciências, relatando uma experiência de sequência didática no 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal do trabalho é despertar a pesquisa no estudante, estimular a criatividade e instigar a “bisbilhotice” para o conhecimento das Ciências por meio de atividades makers, como a confecção de um foguete-copo. As etapas foram desenvolvidas em quatro (4) momentos: 1º Momento: Acolhida com a música ‘Caixa de Brinquedo - O Foguete’ e sensibilização ao tema, através de uma roda de conversa; 2º momento: Divisão dos alunos em equipes, formando, assim, 5 (cinco) equipes de 5 (cinco) alunos; 3º Momento: Disponibilizaram-se slide e uma gravação no canal do Youtube, após as apresentações, iniciando-se o passo a passo para construção do foguete-copo; e, por fim, o 4º Momento: Apresentação das equipes e lançamento do foguete-copo. A análise dos resultados permitiu compreender que os estudantes podem ser atores de suas próprias ações, possibilitando, assim, uma aprendizagem significativa e lúdica.
Downloads
Referências
BLIKSTEIN, Paulo José; VALENTE, José Armando; MOURA, Eliton Meireles de.
EDUCAÇÃO MAKER: ONDE ESTÁ O CURRÍCULO? Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.2, p. 523-544, abr./jun. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, MEC, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente/saúde. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CANAL YOUTUBE - CAIXA DE BRINQUEDO. O Foguete – Desenho Infantil. 2017. 1 vídeo (02:31 min). Disponível em: https://youtu.be/Xr0MMcde49s. Acesso em: 9 jul. 2022.
CANAL YOUTUBE - CLAUDIA PRADO. Foguete-copo. Fortaleza, 2021. 1 vídeo (10:20 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s-Na3TEO23Q. Acesso em: 6 jul. 2022.
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LOPES, L. et al. “O Maker na Escola: uma Reflexão sobre Tecnologia, Criatividade e Responsabilidade Social”. In: Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2019. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/8908. Acesso em: 15 jul. 2022.
MEIRA, S. L. B.; RIBEIRO, J. L. P. “A Cultura Maker no ensino de Física: construção e funcionamento de máquinas térmica”. In: Fablearn Brazil, 2016. Disponível em: https://fablearn.org/wp-content/uploads/2016/09/FLBrazil_2016_paper_55.pdf. Acesso em: 21 jul. 2022.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. In: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: Aproximações Jovens, v. 2, p. 15-33, 2015.
OLIVEIRA, E. B. A Interdisciplinaridade na Perspectiva de Integrar as Disciplinas da Área de Ciências da Natureza e Matemática. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo. São Mateus. 2016.
PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças - Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.
PROENÇA, Maria Alice. Prática docente: a Abordagem de Reggio Emília e o Trabalho com Projetos, Portfólios e Redes Formativas. São Paulo: Panda Educação, 2018.
RODRIGUES, D. P.; MOTA, A. T.; SOUZA, P. V. S. “Circuitos Elétricos com Materiais de Baixo Custo: uma proposta pautada na aprendizagem significativa de Ausubel”, 2019. Revista do Professor de Física. v. 3, n. 1. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/13429. Acesso em: 25 jul. 2022.
ROSSI, B. F.; SANTOS, E. M. S.; OLIVEIRA, L. S. A Cultura Maker e o Ensino de Matemática e Física. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S.l.], v. 8, n. 1, dez. 2019. ISSN 2317-0239. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/160 68/11 25612842. Acesso em: 05 fev. 2022.
SANTANA, A. M. et al. Atividades Maker no Processo de Criação de Projetos por Estudantes do Ensino Básico para uma Feira de Ciências. Anais do Workshop de Informática na Escola, 2016. Disponível em:http://ojs.sector3.com.br/index.php/wie/article/view/6615. Acesso em: 22 fev. 2022.
SANTOS, Verônica Gomes; GALEMBECK, Eduardo. Aprendizagem criativa e significativa como trabalhar ciências com as crianças. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências –XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2017.
SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos. Significados da educação científica com enfoque CTS. In:
; AULER, Décio. CTS e Educação Científica: Desafios, Tendências e Resultados de pesquisas. Brasília: UNB, 2011. p. 21-47.
SILVA, J. B.; SALES, G. L. Atividade experimental de baixo custo: o contributo do ludião e suas implicações para o ensino de Física. Revista do Professor de Física. v. 2, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12076. Acesso em: 19 fev. 2022.
STELLA, A. L. et. al. BNCC e a Cultura Maker: Uma Aproximação na Área na Matemática para o Ensino. UNICAMP, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331097052_bncc_e_a_cultura_maker_uma_aproxim acao_n a_area_da_matematica_para_o_ensino_fundamental. Acesso: 5 jan. 2022.
YIN, R. K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016.
ZABALA, A. A Prática Educativa: como Ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.