A CULTURA MAKER NO ENSINO DE CIÊNCIAS

uma Experiência do Foguete-copo no Ensino Fundamental

Palavras-chave: Cultura Maker. Ciências. Foguete Copo

Resumo

A pesquisa científica pode começar ainda nos primeiros anos escolares, ensejando a aprendizagem e desenvolvendo a curiosidade. O presente trabalho versa sobre a cultura maker no ensino de Ciências, relatando uma experiência de sequência didática no 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal do trabalho é despertar a pesquisa no estudante, estimular a criatividade e instigar a “bisbilhotice” para o conhecimento das Ciências por meio de atividades makers, como a confecção de um foguete-copo. As etapas foram desenvolvidas em quatro (4) momentos: 1º Momento: Acolhida com a música ‘Caixa de Brinquedo - O Foguete’ e sensibilização ao tema, através de uma roda de conversa; 2º momento: Divisão dos alunos em equipes, formando, assim, 5 (cinco) equipes de 5 (cinco) alunos; 3º Momento: Disponibilizaram-se slide e uma gravação no canal do Youtube, após as apresentações, iniciando-se o passo a passo para construção do foguete-copo; e, por fim, o 4º Momento: Apresentação das equipes e lançamento do foguete-copo. A análise dos resultados permitiu compreender que os estudantes podem ser atores de suas próprias ações, possibilitando, assim, uma aprendizagem significativa e lúdica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Cláudia Prado Pinto, Universidade Federal do Ceará- UFC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1998) e pós-graduação em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual do Ceará(2001). Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando nos seguintes temas: filosofia, epicuro, marx, hegel e dialética.

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pedagoga (UVA) e Licenciada em matemática (UVA). Tem experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na atualidade, tem pesquisado temas como: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

Francisca Aparecida Prado Pinto, Secretaria de Educação do Ceará- SEDUC

Coordenadora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Modelagem Computacional Aplicada - GrPeC/UFC. Colaboradora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico - PAAP/UFC. Graduada em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará(UECE), Graduada em Licenciatura em Matemática (UECE), Especialização em Informática na Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Engenharia de Teleinformática (UFC), Doutora em Engenharia Teleinformática (UFC) e Pós-doutora em Ciências da Computação - UFERSA/UERN. Tem experiência nas áreas de: Matemática e Ciência da Computação, Sistema Distribuídos, Algoritmos de Escalonamento para Aplicações Paralelas, Web Semântica, Modelagem em Sistemas Híbridos (Redes de Petri), Educação a Distância e Internet das Coisas.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Mestrado em Ciência da Informática e do Mestrado em Tecnologia Educacional, desenvolvo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tenho diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Atualmente sou Secretário de Educação do município de Sobral, Ceará.

Referências

BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o Contexto da Educação tecnológica. 3. ed. Florianópolis (SC): UFSC, 2011.

BLIKSTEIN, Paulo José; VALENTE, José Armando; MOURA, Eliton Meireles de.
EDUCAÇÃO MAKER: ONDE ESTÁ O CURRÍCULO? Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.2, p. 523-544, abr./jun. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, MEC, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente/saúde. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANAL YOUTUBE - CAIXA DE BRINQUEDO. O Foguete – Desenho Infantil. 2017. 1 vídeo (02:31 min). Disponível em: https://youtu.be/Xr0MMcde49s. Acesso em: 9 jul. 2022.

CANAL YOUTUBE - CLAUDIA PRADO. Foguete-copo. Fortaleza, 2021. 1 vídeo (10:20 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s-Na3TEO23Q. Acesso em: 6 jul. 2022.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LOPES, L. et al. “O Maker na Escola: uma Reflexão sobre Tecnologia, Criatividade e Responsabilidade Social”. In: Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2019. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/8908. Acesso em: 15 jul. 2022.

MEIRA, S. L. B.; RIBEIRO, J. L. P. “A Cultura Maker no ensino de Física: construção e funcionamento de máquinas térmica”. In: Fablearn Brazil, 2016. Disponível em: https://fablearn.org/wp-content/uploads/2016/09/FLBrazil_2016_paper_55.pdf. Acesso em: 21 jul. 2022.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. In: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: Aproximações Jovens, v. 2, p. 15-33, 2015.

OLIVEIRA, E. B. A Interdisciplinaridade na Perspectiva de Integrar as Disciplinas da Área de Ciências da Natureza e Matemática. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo. São Mateus. 2016.

PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças - Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PROENÇA, Maria Alice. Prática docente: a Abordagem de Reggio Emília e o Trabalho com Projetos, Portfólios e Redes Formativas. São Paulo: Panda Educação, 2018.

RODRIGUES, D. P.; MOTA, A. T.; SOUZA, P. V. S. “Circuitos Elétricos com Materiais de Baixo Custo: uma proposta pautada na aprendizagem significativa de Ausubel”, 2019. Revista do Professor de Física. v. 3, n. 1. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/13429. Acesso em: 25 jul. 2022.

ROSSI, B. F.; SANTOS, E. M. S.; OLIVEIRA, L. S. A Cultura Maker e o Ensino de Matemática e Física. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S.l.], v. 8, n. 1, dez. 2019. ISSN 2317-0239. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/160 68/11 25612842. Acesso em: 05 fev. 2022.

SANTANA, A. M. et al. Atividades Maker no Processo de Criação de Projetos por Estudantes do Ensino Básico para uma Feira de Ciências. Anais do Workshop de Informática na Escola, 2016. Disponível em:http://ojs.sector3.com.br/index.php/wie/article/view/6615. Acesso em: 22 fev. 2022.

SANTOS, Verônica Gomes; GALEMBECK, Eduardo. Aprendizagem criativa e significativa como trabalhar ciências com as crianças. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências –XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2017.

SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos. Significados da educação científica com enfoque CTS. In:
; AULER, Décio. CTS e Educação Científica: Desafios, Tendências e Resultados de pesquisas. Brasília: UNB, 2011. p. 21-47.

SILVA, J. B.; SALES, G. L. Atividade experimental de baixo custo: o contributo do ludião e suas implicações para o ensino de Física. Revista do Professor de Física. v. 2, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12076. Acesso em: 19 fev. 2022.

STELLA, A. L. et. al. BNCC e a Cultura Maker: Uma Aproximação na Área na Matemática para o Ensino. UNICAMP, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331097052_bncc_e_a_cultura_maker_uma_aproxim acao_n a_area_da_matematica_para_o_ensino_fundamental. Acesso: 5 jan. 2022.

YIN, R. K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016.

ZABALA, A. A Prática Educativa: como Ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Publicado
11/04/2023