OS DESAFIOS DO PROCESSO DE LETRAMENTO ESCOLAR COM BASE NA CONCEPÇÃO DE SIMONETTI
Resumo
O presente trabalho privilegia a obra intitulada O Desafio de Alfabetizar e Letrar de Amália Simonetti, que facilitou a compreensão da relação dos diferentes momentos da aprendizagem dentro do processo de alfabetização e letramento. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica, o estudo objetiva compreender como ocorre o processo de alfabetização em consonância com o letramento. No decorrer da pesquisa são expostas as diferentes aporias que surgem em relação ao processo de alfabetização e letramento, para assim, explicitar que são situações distintas e complementares, ao passo em que são postos elementos que evidenciam a postura metodológica da prática didática dos educadores. Como principal resultado, evidencia-se o processo de letramento é fundamental para a inserção do educando na vida em sociedade para que a pessoa compreenda e diferencie informações nos diferentes gêneros textuais. Ademais, cabe a escola se apropriar das práticas de letramento para possibilitar uma aprendizagem efetiva e significativa. Como trabalhos futuros, sugere-se novas pesquisas e estudos que possibilitem novas reflexões teóricas e práticas pedagógicas, a partir de autores que versam sobre novas metodologias de alfabetização, na perspectiva do alfabetizar letrando.
Downloads
Referências
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 19ª ed. São Paulo Cortez Editora, 2008.
_________________. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
_________________. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 2ª ed. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.
_______________ _ .Avaliação da aprendizagem; visão geral. Entrevista concedida ao Jornalista Paulo Camargo, São Paulo, publicado no caderno do Colégio Uirapuru, Sorocaba, estado de São Paulo, por ocasião da Conferência: Avaliação da Aprendizagem na Escola, Colégio Uirapuru, Sorocaba, SP, 8 de outubro de 2005.
_________________. Avaliação da Aprendizagem na Escola e a Questão das Representações Sociais. Revista Científica, São Paulo, v. 4, n. 02, p. 79 a 88, 2002.
__________________. Entrevista à Revista Nova Escola sobre Avaliação da Aprendizagem, publicada em 2001.
LUCKESI, Cipriano Carlos et. al. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 14ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
MEDEIROS, João. Redação Científica. 9ª Edição. Editora Atlas. 2007. ISBN 978-85- 224-4814-2
MORAIS, Artur Gomes. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012
SAMPAIO, Jackson. Trabalhos Científicos. 3ª Edição. Fortaleza. EDUECE. 2010. ISBN 978-85-7826-059-0
SIMONETTI, Amália. O Desafio de Alfabetizar e Letrar, IMEPH, Ceará, 2007