OS DESAFIOS DO PROCESSO DE LETRAMENTO ESCOLAR COM BASE NA CONCEPÇÃO DE SIMONETTI

  • João Ribeiro Neto Universidade Federal do Ceará
  • MARCELO IGOR DA SILVA E SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • FRANCISCO HERBERT LIMA
  • DANIEL BRANDÃO MENEZES UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Palavras-chave: Alfabetização. Aprendizagem. Letramento

Resumo

O presente trabalho privilegia a obra intitulada O Desafio de Alfabetizar e Letrar de Amália Simonetti, que facilitou a compreensão da relação dos diferentes momentos da aprendizagem dentro do processo de alfabetização e letramento. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica, o estudo objetiva compreender como ocorre o processo de alfabetização em consonância com o letramento. No decorrer da pesquisa são expostas as diferentes aporias que surgem em relação ao processo de alfabetização e letramento, para assim, explicitar que são situações distintas e complementares, ao passo em que são postos elementos que evidenciam a postura metodológica da prática didática dos educadores. Como principal resultado, evidencia-se o processo de letramento é fundamental para a inserção do educando na vida em sociedade para que a pessoa compreenda e diferencie informações nos diferentes gêneros textuais. Ademais, cabe a escola se apropriar das práticas de letramento para possibilitar uma aprendizagem efetiva e significativa. Como trabalhos futuros, sugere-se novas pesquisas e estudos que possibilitem novas reflexões teóricas e práticas pedagógicas, a partir de autores que versam sobre novas metodologias de alfabetização, na perspectiva do alfabetizar letrando.

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Biografia do Autor

João Ribeiro Neto, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE). Professor na Rede Municipal de Educação de Pentecoste. CE, Brasil.

MARCELO IGOR DA SILVA E SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorando em Filosofia (UFC). Mestre em Filosofia (UFC). Especialista em Alfabetização e Multiletramentos (UECE). Especialista em Gestão Escolar (UNIATENEU). Graduado em Filosofia (UECE). Graduado em História (UVA). Graduado em Pedagogia (UNINTER). Professor Efetivo da Prefeitura Municipal de Pentecoste -Ceará.

FRANCISCO HERBERT LIMA

Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Doutorado em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-CE.

DANIEL BRANDÃO MENEZES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática pela UFC e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC.

Referências

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SIMONETTI, Amália. O Desafio de Alfabetizar e Letrar, IMEPH, Ceará, 2007
Publicado
06/05/2024