MÚLTIPLOS LETRAMENTOS ESCOLARES
Resumo
A temática dos letramentos tem se encorpado nos últimos anos e as submissões para o fluxo contínuo da Revista DoCEntes têm sido uma testemunha bibliográfica disso. Superando uma perspectiva meramente aquisicionista de linguagem e aprendizagens cognitivas, diferentes perspectivas que têm discutido este conceito como categoria de estudos têm se articulado a paradigmas educacionais que pensam a escola como mais um espaço de produção de saberes e que se dialetiza com os demais espaços de formação humana, integrando-os em uma compreensão complexa da educação como integral, premissa basilar do Programa Ceará Educa Mais (CEARÁ, 2021) e das mais recentes políticas indutoras em níveis estadual e federal. Esse movimento que se reverbera nos textos submetidos à DoCEntes pode ser explicado, segundo Pereira (2022), a partir dos Novos Estudos do Letramento, uma vez que promovem uma abordagem social ao letramento, abrangendo os conhecimentos intra e extraescolares como intrínsecos a todas as práticas sociais, sendo os letramentos escolares uma ponte para compreender e aprofundar outros letramentos.
Downloads
Referências
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 79-92.