O CENTRO DE MULTIMEIOS DA EEMTI REGINA PACIS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA A PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIA LEITORA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Centro de Multimeios como ferramenta didático-pedagógica de incentivo à leitura para a formação integral dos estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Regina Pacis, nos Sertões de Crateús. Portanto, utiliza-se como referencial teórico as contribuições de Freire (1982), Soares (2003) e Zacaris e Passos (2017) que discutem proposições acerca das contribuições da leitura no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento integral do indivíduo. Para tanto, toma-se como fundamentos metodológicos a pesquisa de natureza qualitativa e de procedimentos bibliográficos, em vista da revisão de literatura empreendida no trabalho. Contudo, percebe-se que o centro de multimeios é um dos maiores incentivadores de leitura, por meio de inúmeros projetos educacionais e atividades docentes que colaboram para o aumento do índice de leitura dos estudantes da escola pesquisada, mesmo diante da necessidade de melhoramento da estrutura física e humana desse equipamento educacional.
Downloads
Referências
BAHLOUL, J Lectures précaires- étude sociologique s ur faibles lecteurs, Paris: BPI- Centre Georges Pompidou, 1988 BRASIL. Ministério da Educação. Os diferentes textos em salas de alfabetização. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Unidade 5. Ano 1. Brasília: MEC/SEF, 2012
FERREIRO, Emília .; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Editora Paz e Terra S/A: São Paulo, 1996.
VYGOTSKY, Lev, Aprendizado e Desenvolvimento: um processo Sócio-Histórico. São Paulo: Scipione, 1997. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas,1991. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas,1999.
GHEDIN, E. e PIMENTA, S. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2006. Parâmetros Curriculares nacionais: Língua Portuguesa: primeiro e segundo ciclos / Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed. – Brasília : A Secretaria, 1998.
SILVA, C. A. da; SILVA, O. C. B. A. da. Alfabetizando e Letrando: uma experiência no/do projeto Pacto pela Alfabetização, 2012. Disponível em:
SOARES, M. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica. Vol9, n. 52. jul/ago, 2003, p. 14-21.
SOARES, Magda. Letramento Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica/Ceale, 1998.
TEBEROSKY, A.; CARDOSO, B. (org). Reflexão sobre o Ensino da Leitura e Escrita. São Paulo. Ed. UNICAMP. 1979.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São
Paulo: Cortez, 1982.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.