RELATO DE EXPERIÊNCIA NO LICEU DE MESSEJANA: USO DE FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA.
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências proporcionadas pelo Programa de Residência Pedagógica do curso de História da UECE, financiado pela CAPES, aos bolsistas por meio da instituição de ensino Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana, de modo a debater acerca do uso de fontes históricas – como jornais e conteúdos audiovisuais – com alunos da 3ª série do ensino médio, cujo foco são os vestibulares. Além disso, pretende-se discutir de que forma tais fontes podem contribuir para o entendimento dos alunos no que diz respeito à compreensão do saber histórico em sala de aula, aflorando, assim, o senso crítico e o repertório sociocultural amplificado sobre os mais diversos assuntos abordados.
Palavras-chave: Ensino. História. Fontes históricas.
Downloads
Referências
BURKE, Peter. a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: UNESP, 1991.A escola dos Annales (1929-1989):
DE SOUSA, Éder Cristiano. O uso do cinema no ensino de História: propostas recorrentes, dimensões teóricas e
perspectivas da Educação Histórica. , v. 4, 2012.Revista Escritas
LE GOFF, Jacques. . São Paulo: UNICAMP, 1990.História e Memória
BARROS, José D.'Assunção. Sobre o uso dos jornais como fontes históricas–uma síntese metodológica. Revista
Portuguesa de História, v. 52, p. 397-419, 2021.
PEREIRA, Lara Rodrigues; DA SILVA, Cristiani Bereta. Como utilizar o cinema em sala de aula? Notas a respeito das
prescrições para o ensino de História. , v. 21, n. 2, 2014.Revista Espaço Pedagógico
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. fundamentos e métodos. 2ed. São Paulo: Cortez, 2008.Ensino de História: