Aqueles que se dedicarem a ler esta publicação não encontrarão um começo ou mesmo um fim, pois o que importou às autoras e autores foi questionar o lugar-comum dos processos de formação de professores, seja como professores formadores de professores, professores em formação ou professores já formados e presentes em salas de aula da educação básica. A coletânea aqui apresentada não tem a pretensão de trazer receitas conclusivas a serem aplicadas em processos de formação ou em práticas do chamado “chão da escola”. Tampouco, há uma fundamentação teórica hegemônica que tenha como propósito principal sepultar outras formas de pensar e agir em relação á educação formal.
O leitor encontrará aqui reflexões sobre conceitos, práticas, usos de materiais didáticos, formas de viver e apreender a potência do ser-se professor, que guiaram diversas experiências do Programa de Residência Pedagógica dos cursos de História das Instituições Estaduais de Educação Superior. São experiências escritas no processo de finalização do Programa, mas não de formação, portanto não são conclusivas, muito menos iniciantes. São experiências nos entremeios que já não tem uma origem ou um final definido, apenas se efetivaram e se efetivarão no cotidiano dos sujeitos aqui relatados. De toda forma, jamais experiências abandonadas, antes a serem continuadas por outros que virão.
Sendo uma obra coletiva, certamente o leitor encontrará repetições, concordâncias e discordâncias sobre os diversos temas aqui abordados que envolvem a profissão do magistério, políticas e diretrizes curriculares, formas e condições de trabalho, práticas de avaliação, relações sociais, profissionais, culturais e políticas. De tudo um pouco e de pouco um muito sobre o trabalho profissional em salas de aula.