AS OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA
contornando as problemáticas da baixa carga horária e do negacionismo, e desenvolvendo o protagonismo discente
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar as contribuições das olimpíadas do conhecimento na área de Ciências Humanas, como a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e a Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE), no enfrentamento aos atuais desafios no Ensino de História, tais como a insuficiente carga horária para o ensino e a aprendizagem histórica, bem como as tentativas de deslegitimação do professor de História em um momento de ampla disseminação de notícias falsas e negacionismo histórico. Para tanto, investigou-se os resultados obtidos durante a experiência de orientação de equipes ao longo das referidas olimpíadas no que concerne ao desempenho, envolvimento e interesse dos discentes nos assuntos históricos, bem como seu protagonismo, investigações e aprendizagem histórica. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em busca de autores que já haviam ressaltado a importância das olimpíadas do conhecimento no desenvolvimento do pensamento histórico dos discentes, a fim de dar suporte teórico ao presente trabalho. Assim, com base nos resultados obtidos com a participação/observação de equipes de estudantes na ONHB e na OCHE e a partir dos aportes teóricos colhidos a partir do levantamento bibliográfico, pode-se asseverar que olimpíadas do conhecimento como a ONHB e a OCHE constituem-se como poderosas ferramentas no enfrentamento dos atuais desafios no Ensino de História no estado do Ceará e no Brasil.