AS OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA

contornando as problemáticas da baixa carga horária e do negacionismo, e desenvolvendo o protagonismo discente

Palavras-chave: Ensino de História. Protagonismo. Olimpíadas do Conhecimento. Negacionismo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as contribuições das olimpíadas do conhecimento na área de Ciências Humanas, como a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e a Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE), no enfrentamento aos atuais desafios no Ensino de História, tais como a insuficiente carga horária para o ensino e a aprendizagem histórica, bem como as tentativas de deslegitimação do professor de História em um momento de ampla disseminação de notícias falsas e negacionismo histórico. Para tanto, investigou-se os resultados obtidos durante a experiência de orientação de equipes ao longo das referidas olimpíadas no que concerne ao desempenho, envolvimento e interesse dos discentes nos assuntos históricos, bem como seu protagonismo, investigações e aprendizagem histórica. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em busca de autores que já haviam ressaltado a importância das olimpíadas do conhecimento no desenvolvimento do pensamento histórico dos discentes, a fim de dar suporte teórico ao presente trabalho. Assim, com base nos resultados obtidos com a participação/observação de equipes de estudantes na ONHB e na OCHE e a partir dos aportes teóricos colhidos a partir do levantamento bibliográfico, pode-se asseverar que olimpíadas do conhecimento como a ONHB e a OCHE constituem-se como poderosas ferramentas no enfrentamento dos atuais desafios no Ensino de História no estado do Ceará e no Brasil.

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Biografia do Autor

Zilfran Varela Fontenele, Instituto Federal do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade de Valência, Espanha. Mestre em Ensino de Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Especialização em Ensino de História pela Faculdade Farias Brito (FFB). Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Antônio Germano Magalhães Junior, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

. Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela UFC. Possui especialização em Pesquisa Educacional pela UFC e em Educação à Distância pela Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Pedagogia pela UFC e em História pela UECE. Atualmente é professor da UECE. Ministra aulas na Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação, Mestrado Profissional em Ensino de Saúde, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas. Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/Inep e Conselho de Educação do Estado do Ceará

Publicado
14/06/2024