UMA TRAMA DE HISTÓRIAS E UM RIZOMA DE SENTIDOS
: entre as práticas dos formadores de professores de História e os futuros saberes históricos escolares
Resumo
O objetivo deste artigo é o de problematizar, a partir de questionário preenchido por estudantes de graduação dos cursos presenciais de História da UECE, como as práticas dos professores formadores constituem referenciais potentes para os futuros saberes históricos escolares cearenses, construindo uma trama de histórias de formação histórica no Ceará interligadas por um rizoma de sentidos sobre o que deva ser o ensino e a aprendizagem histórica escolarizada. Tendo como referenciais teóricos os estudos da Epistemologia da Prática Docente (TARDIF, 2008; SCHÖN, 1992) e sobre as referências docentes (CUNHA, 1998; ROCHA, 2014), o recorte desta tese de doutorado (MIRANDA, 2022) teve como fonte de pesquisa o questionário quantitativo-qualitativo voltado à seleção dos professores-referência na formação docente dos estudantes dos referidos cursos, atinente à segunda etapa da pesquisa, originalmente situada no método da história oral de vida docente (FONSECA, 1997) dos professores selecionados pelo questionário. Os dados quantitativos foram analisados consoante à técnica da análise descritiva-exploratória simples, e os qualitativos à análise textual-discursiva (BASTOS; BIAR, 2015). A análise aponta que, para escolher seus professores-referência, os alunos representam e reconhecem intersubjetivamente um conjunto imbricado e plural de performances identitárias, saberes e práticas (cognitivas da ciência histórica, didáticas e atitudinais) destes docentes, situando narrativamente a escolha em intervivências experienciais transformativas (JOSSO, 2004), e construindo sentidos sobre o ensino e a aprendizagem histórica que se rizomatizam, sendo importantes nas licenciaturas e que repercutem na constituição dos saberes escolares, situando os docentes-referência em lugares estratégicos da geração destes sentidos.
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Referências
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