UMA TRAMA DE HISTÓRIAS E UM RIZOMA DE SENTIDOS

: entre as práticas dos formadores de professores de História e os futuros saberes históricos escolares

Palavras-chave: Professor-referência. Formação docente. UECE.

Resumo

O objetivo deste artigo é o de problematizar, a partir de questionário preenchido por estudantes de graduação dos cursos presenciais de História da UECE, como as práticas dos professores formadores constituem referenciais potentes para os futuros saberes históricos escolares cearenses, construindo uma trama de histórias de formação histórica no Ceará interligadas por um rizoma de sentidos sobre o que deva ser o ensino e a aprendizagem histórica escolarizada. Tendo como referenciais teóricos os estudos da Epistemologia da Prática Docente (TARDIF, 2008; SCHÖN, 1992) e sobre as referências docentes (CUNHA, 1998; ROCHA, 2014), o recorte desta tese de doutorado (MIRANDA, 2022) teve como fonte de pesquisa o questionário quantitativo-qualitativo voltado à seleção dos professores-referência na formação docente dos estudantes dos referidos cursos, atinente à segunda etapa da pesquisa, originalmente situada no método da história oral de vida docente (FONSECA, 1997) dos professores selecionados pelo questionário. Os dados quantitativos foram analisados consoante à técnica da análise descritiva-exploratória simples, e os qualitativos à análise textual-discursiva (BASTOS; BIAR, 2015). A análise aponta que, para escolher seus professores-referência, os alunos representam e reconhecem intersubjetivamente um conjunto imbricado e plural de performances identitárias, saberes e práticas (cognitivas da ciência histórica, didáticas e atitudinais) destes docentes, situando narrativamente a escolha em intervivências experienciais transformativas (JOSSO, 2004), e construindo sentidos sobre o ensino e a aprendizagem histórica que se rizomatizam, sendo importantes nas licenciaturas e que repercutem na constituição dos saberes escolares, situando os docentes-referência em lugares estratégicos da geração destes sentidos.

 

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Biografia do Autor

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1994), especialização em pesquisa educacional pela Universidade Federal do Ceará (1992) e educação a distância pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará. Ministra aulas na graduação, especialização, Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação, Mestrado Profissional em Ensino de Saúde, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas, pesquisando na área de história da cultura e educação brasileira, avaliação e tecnologias na educação. Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do Estado do Ceará. Participa de grupos de pesquisa sobre a temática história da educação brasileira, avaliação e educação a distância. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0988-4207

Referências

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Publicado
27/12/2023