“PARA FAZÊ-LAS EXISTIR, VIVER E SER”: a representação das mulheres no livro didático Poder e Política da coleção Moderna Plus (2020)

  • Lidia Noemia Silva Santos Universidade Estadual do Ceará
  • Antônio Jeovane Sousa Saraiva Rede Estadual de Ensino do Ceará
  • Maria Dariana Lima Bessa Universidade Estadual do Ceará
  • Victor Gustavo Perreira Silva Univeridade Estadual do Ceará
  • Jane Erica Gomes Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Antônio Jacó Oliveira Neto Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Ensino de História. Livro Didático. História das Mulheres.

Resumo

A presente pesquisa objetiva discutir a representação das mulheres no livro didático Poder e Política (2020), da coleção Moderna Plus para a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no contexto de implantação do Novo Ensino Médio. A pesquisa surgiu das experiências vivenciadas no subprojeto de História do Programa Institucional de Residência Pedagógica, da FECLESC/UECE, no núcleo que atua na EEMTI Governador César Cals de Oliveira Filho, localizada em Quixadá-CE. O texto é resultado de uma análise bibliográfica e documental no campo do ensino de história, da literatura didática e das relações de gênero na educação. O diálogo se dá, principalmente, com Scott (1995), Fonseca (2003), Perrot (2005), Choppin (2004), Bittencourt (2004) e Silva (2012). A reflexão é relevante pela necessidade de incorporar a história das mulheres e de outros grupos minorizados na literatura didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidia Noemia Silva Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora adjunta no curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE). Coordenadora do subprojeto História do Programa Institucional de Residência Pedagógica.

Antônio Jeovane Sousa Saraiva, Rede Estadual de Ensino do Ceará

 Mestre em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceara (UECE). Professor da Rede Estadual do Ceará. Preceptor do subprojeto História do Programa Institucional de Residência Pedagógica.

Maria Dariana Lima Bessa, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em História na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Residente do Programa Institucional de Residência Pedagógica.

Victor Gustavo Perreira Silva, Univeridade Estadual do Ceará

Graduando em História na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Jane Erica Gomes Costa, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em História na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Residente do Programa Institucional de Residência Pedagógica.

Antônio Jacó Oliveira Neto, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em História na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Residente do Programa Institucional de Residência Pedagógica. 

Publicado
14/06/2024