“PARA FAZÊ-LAS EXISTIR, VIVER E SER”: a representação das mulheres no livro didático Poder e Política da coleção Moderna Plus (2020)
Resumo
A presente pesquisa objetiva discutir a representação das mulheres no livro didático Poder e Política (2020), da coleção Moderna Plus para a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no contexto de implantação do Novo Ensino Médio. A pesquisa surgiu das experiências vivenciadas no subprojeto de História do Programa Institucional de Residência Pedagógica, da FECLESC/UECE, no núcleo que atua na EEMTI Governador César Cals de Oliveira Filho, localizada em Quixadá-CE. O texto é resultado de uma análise bibliográfica e documental no campo do ensino de história, da literatura didática e das relações de gênero na educação. O diálogo se dá, principalmente, com Scott (1995), Fonseca (2003), Perrot (2005), Choppin (2004), Bittencourt (2004) e Silva (2012). A reflexão é relevante pela necessidade de incorporar a história das mulheres e de outros grupos minorizados na literatura didática.