O QUE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NOS ENSINA SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA

  • Antônia Lucivânia da Silva SEDUC
  • Enrico Vicente e Silva
Palavras-chave: Estágio Docente; Residência Pedagógica; Ensino de História; Formação Docente.

Resumo

O estágio supervisionado é fundamental para os cursos de licenciatura, todavia, tem-se mostrado insuficiente na formação dos futuros professores. Por outro lado, o Projeto Residência Pedagógica (PRP) tem sido mais eficiente para que os sujeitos envolvidos conheçam a realidade escolar de forma sistematizada lhes favorecendo a construção de ferramentas pedagógicas para o ser-se professor. A Residência Pedagógica de História da Universidade Regional do Cariri (URCA) vem possibilitando formação sólida para o professor-orientador do subprojeto, os preceptores e os residentes, ao refletirem permanentemente sobre práticas docentes. Este artigo pondera sobre as experiências vivenciadas em escolas do cariri cearense com base nos relatórios de Estágio Supervisionado e do PRP do curso de História da URCA e identifica possíveis soluções para os problemas identificados no Estágio Supervisionado. Problematizamos as práticas de observação e ambientação nos espaços escolares, didáticas e metodologias utilizadas pelos professores, preceptores e residentes, a participação no planejamento, construção e aplicação de atividades e experiências de regência. Entende-se ser urgente a criação de uma política de Estado fomentadora do Estágio Supervisionado com base nas experiências adquiridas com a Residência Pedagógica com modificações que definam claramente o processo de formação de professores para a Educação Básica e de professores formadores de professores.

 

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Referências

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Publicado
14/06/2024