AULA PASSEIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS AMBIENTAIS E EDUCOMUNICATIVOS
UMA EXPERIÊNCIA NA EEM PADRE RODOLFO FERREIRA DA CUNHA
Palavras-chave:
Aual passeio, Educomunicação, Conhecimentos ambientaisResumo
Este relato de experiência busca dialogar sobre oportunidades pedagógicas em ecossistemas ambientais e o convívio em produzir ações educomunicativas na comunidade escolar com produções conceituais próprias dos estudantes que vivenciaram tal experiência através da modalidade didática Aula Passeio. Presenciamos, cada vez mais, a urgência em formar cidadãos com capacidades e habilidades de conhecer as relações ambientais complexas e saber agir sistemicamente em rede através de ecossistemas de comunicação que reflitam em se contexto social. Parte da experiência vivenciada pelos estudantes foram levantadas através de Grupo Focal e entrevistas com professores da área de ciências da natureza. Os resultados indicam que as experiências sensíveis fortalecem as aprendizagens significantes, bem como fortalecem o campo das autopoieses construtivas de cada partícipe desta experiência, bem como fortalece o desejo e manutenção dessa modalidade didática pelos professores.
Downloads
Referências
FREINET, C. As Técnicas de Freinet da Escola Moderna. Portugal: Editora Estampa, 1973.
FREINET, Elise. O Itinerário de Célestin Freinet: A livre expressão na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: RJ-Francisco Alves, 1979.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 8ª ed. São Paulo: Paz e terra, 1985.
GAIA, R. Educomunicação & mídias. Maceió: Edufal, 2001.
MCLUHAN, H. M. Os meios de comunicação como extensões do homem. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 2001.
PELIZZARE, A.; KRIEGL, M. DE L.; BARON, M. P.; FINCK, N. T. L.; DOROCINSK, S. I. Teoria da Aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação – O que é isto? Instituto de Educação e Cultura: 2010.
SOARES, Ismar de Oliveira. “A educomunicação possível: uma análise da proposta curricular do MEC para o Ensino Básico”, Comunicação e Educação, São Paulo, ECA/USP, v. 21, n. 1 (2016), acessível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110451>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).