ASTROFOTOGRAFIA NA DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA
UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE TRAIRI
Resumo
Este trabalho aborda uma estratégia de ensino de astronomia utilizando a prática da astrofotografia, numa perspectiva pedagógica com as tecnologias da informação e comunicação, com foco nas tecnologias digitais, em que o ensino de ciências e a comunicação digital estejam atreladas a uma nova possibilidade de aprendizado dos atores envolvidos, professores e estudante-participantes. Assim, o trabalho tem como objetivo estimular, promover e fomentar estratégia pedagógica no ensino de astronomia com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, na produção de astrofotografias através de um concurso com etapas nos ecossistemas comunicacionais, presencial e online. Diante da participação e produção das imagens com câmeras digitais e celulares, com uso ou não de telescópios e lunetas, podemos concluir que a experiência permitiu produzir astrofotografias por jovens e crianças que passaram a observar fenômenos celestes com uso de tecnologias para observação e captação de imagens do céu, fomentando seus conhecimentos em ciências da natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).