PROFESSOR DE QUÊ?? o ensino de filosofia através de projetos culturais e sociais

  • Paulo Willame Araújo de Lima Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Ensino de Filosofia, Arte e Educação, Acessibilidade, Diversidade

Resumo

Aqui, a Filosofia, enquanto conhecimento milenar, não é meta. Ela é meio, é ponte, é caminho possível. Para quê? Para onde? Para uma compreensão de mundo diferenciada. Para uma transformação social... Ela - a “Filosofia" - sequer é uma só, mas sim uma possibilidade dentre muitas, conectáveis ou não. As filosofias não têm apenas um berço, quem dirá um só playground, uma só vertente ou mesmo uma só via de atuação profissional. Uma filosofia é uma chave para leitura, interpretação e transformação do mundo. É neste sentido que se objetiva aqui apresentar alguns dos inúmeros espaços formativos que partiram da filosofia contemporânea e decolonial para tomá-las como veredas rumo a outros mundos possíveis discutindo através da arte e da cultura, dentre outros temas: raça, etnia, gênero, sexualidade, deficiência e diversidades em geral. Nesta apresentação será exposta algumas das muitas ações formativas realizadas através da parceria entre os coletivos Kintal de Afetos e Transpassando, focando principalmente naquelas que contribuíram para formação de estagiários(as) durante o Estágio III da Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará - UECE, através do Programa de Extensão Transpassando UECE. Ao final deste texto espera-se deixar nítido a impossibilidade de separar o conhecimento filosófico, com pureza e precisão, do mundo prático e político que está constantemente em disputa. O movimento, observa-se, portanto, é o de unir, misturar, interseccionar a discussão filosófica com as demandas cotidianas, ampliar o alcance da leitura de mundo e o interesse em transformar a realidade coletiva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, T.; DUARTE, R. (trad. e org.). A arte e as artes e Primeira Introdução à Teoria Estética. Rio de Janeiro:
Bazar do Tempo, 2017.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade - São Paulo: Sueli Carneiro: Editora Jandaíra, 2020.
ANDRADE, Luma de. Travestis na escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa [tese] - Fortaleza-CE:
UFC, 2012.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos: volume 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
BENEVIDES, Bruna G. Dossiê: assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2022 – Brasília,
DF: Distrito Drag; ANTRA, 2023.
BOAL, Augusto. A Estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte; TEMOTEO, Janice Gonçalves; MARTINS, Antonielle
Cantarelli Martins. Dicionário da Língua Brasileira de Sinais: a Libras em suas mãos. Vol.1: Sinais de A a D. 1. ed.
São Paulo: EDUSP, 2017.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
FANON, Frantz. Os condenados da terra - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
GUERRA, Itxi. Luta contra o capacitismo: anarquismo e capacitismo: Editora Terras Sem Amos: Brasil, 2021.
DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política; trad.: Heci Regina Candiani. SP: Boitempo,2017.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo; trad.: Estela dos Santos Abreu. RJ: Contraponto, 1997.
FANON, Frantz. Os condenados da terra; trad.: José Laurênio de Melo. RJ: Civilização Brasileira, 1979.
JACUPÉ, Kaka Werá. A terra de mil povos: história indígena do Brasil contada por um aíndio - São Paulo: Peirópolis,
2020.
KHOAN, Walter. Paulo Freire, mais que nunca: uma biografia filosófica – Belo Horizonte: Vestígio, 2019.
LAING, R. D.; SARTRE, Jean-Paul. Razão e violência: uma década da filosofia de Sartre (1950-1960). 2. ed. Petrópolis:
Vozes, 1982.
LIMA, Paulo Willame Araújo de. A violência desde o prefácio de Jean-Paul Sartre para Os condenados da terra
de Frantz. [dissertação] - Fortaleza-CE: ICA UFC, 2020.
LIMA, Paulo Willame Araújo de. Da possibilidade de uma poesia revolucionária no Orfeu Negro de Jean-Paul
Sartre. Fortaleza: UECE, 2017.
LIMA, Paulo Willame Araújo de. Pedagogia da autonomia: projeto Transpassando como experiência da autoridade
democrática freiriana. In. Anais da XXI Semana Universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2016.
85
SEDUC | Secretaria da Educação do Estado do Ceará
LIMA, Paulo Willame Araújo de. Cinema, gênero e sociedade: caminho marginal para uma humanidade oceânica.
In: Boletim Juventude 2030: UNODC, 2018.
LIMA, Paulo Willame Araújo de. Se pardo é papel, o que somos? Negritude e miscigenação no Brasil. In: ROCHA,
Paulo Henrique Borges da. MAGALHÃES, José Luiz Quadros de. OLIVEIRA, Patrícia Miranda Pereira de Oliveira.
Decolonialidade a patir do Brasil, vol. III. Belo Horizonte; Editora Dialética, 2020.
NASCIMENTO, Letícia Carolina. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.
SARTRE, J-P. Situations, II: Qu’est-ce que la littérature?. Paris: G|allimard, 1948.
SARTRE, J-P. Crítica de la razón dialéctica. Tomo II: del grupo a la história. Trad. Manuel Lamana. 3. ed. Buenos
Aires: Editorial Losada, 1979.
SARTRE, J-P. Reflexões sobre o racismo, São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968.
SARTRE, J-P. Sartre no Brasil: A conferência de Araraquara. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. 2. ed. Bilíngue. São
Paulo: Editora UNESP, 2005.
SARTRE, J-P. Questão de método. In: Os pensadores (coleção). São Paulo: Abril Cultural, 1973.
SILVA, João Paulo Querino da / NYN, Juão. Tybyra: uma tragédia indígena brasileira = Tyryrá: ymã mba’e wai
nhandewa regwa pindó reta-re - São Paulo: Selo doburro, 2020.
Publicado
04/06/2024