ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL DE PONTA GROSSA (PR) NA VISÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
História local. Formação docente. Identidades sociais.Resumo
O texto aborda a importância do ensino da história local em Ponta Grossa (PR) nos anos iniciais, destacando sua relevância para a formação de identidades e memórias coletivas nas crianças. A pesquisa foi realizada com 58 professoras do ensino fundamental, utilizando um questionário que buscou entender suas práticas pedagógicas e a importância que atribuem ao ensino da história local. Os resultados revelaram que muitas professoras carecem de formação específica em História e não estão familiarizadas com os Referenciais Curriculares Municipais, o que limita a implementação de práticas pedagógicas eficazes. Além disso, as professoras relataram dificuldades em aplicar propostas de ensino devido à falta de materiais didáticos adequados e à ausência de formação continuada nesta área específica. O estudo enfatiza a necessidade de atualizar os materiais didáticos, respeitando obras clássicas, como "A Princesa das Crianças", mas incorporando avanços na historiografia e na pedagogia. Conclui-se que o ensino da história local deve ser uma estratégia pedagógica que enriquece a educação, promovendo pertencimento e cidadania entre os alunos.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018.
FONSECA, S. G. Fazer e ensinar História. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
FREITAS, I. Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de História (Anos iniciais). São Cristóvão: Editora UFS, 2010.
MAYER, E. A. O ensino de História local nos anos iniciais do município de Ponta Grossa: no caminho da Princesa das Crianças. Dissertação (ProfHistória). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
MEISTER, M. S.; PEDROSO, M. L. O. A Princesa das Crianças. Ponta Grossa: Kugler, 1989.
SAMUEL, R. História local e história oral. Revista brasileira de História, Rio de Janeiro, v. 9, n. 19, p. 219-243, 1989/1990.
URBAN, A. C.; LUPORINI, T. J. Aprender e Ensinar História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo. Cortez. 2015.
ZARBATO, J. Ensino de História, Formação Docente e Saber Histórico Escolar: Reflexões sobre a Educação Histórica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Territórios E Fronteiras, Cuiabá, v. 8, n. 1, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v8i1.416
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).