ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL DE PONTA GROSSA (PR) NA VISÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

Autores

Palavras-chave:

História local. Formação docente. Identidades sociais.

Resumo

O texto aborda a importância do ensino da história local em Ponta Grossa (PR) nos anos iniciais, destacando sua relevância para a formação de identidades e memórias coletivas nas crianças. A pesquisa foi realizada com 58 professoras do ensino fundamental, utilizando um questionário que buscou entender suas práticas pedagógicas e a importância que atribuem ao ensino da história local. Os resultados revelaram que muitas professoras carecem de formação específica em História e não estão familiarizadas com os Referenciais Curriculares Municipais, o que limita a implementação de práticas pedagógicas eficazes. Além disso, as professoras relataram dificuldades em aplicar propostas de ensino devido à falta de materiais didáticos adequados e à ausência de formação continuada nesta área específica. O estudo enfatiza a necessidade de atualizar os materiais didáticos, respeitando obras clássicas, como "A Princesa das Crianças", mas incorporando avanços na historiografia e na pedagogia. Conclui-se que o ensino da história local deve ser uma estratégia pedagógica que enriquece a educação, promovendo pertencimento e cidadania entre os alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine Aparecida Mayer, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Doutoranda em Educação pelo PPGE - UEPG, mestre em Ensino de História pelo ProfHistória - UEPG, possui graduação em História, Pedagogia e no Curso Normal Superior pela Universidade Estadual dePonta Grossa. Professora da educação básica por mais de 20 anos e atualmente bolsista CAPES pelo PPGE - UEPG. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história local, história da Educação e anos iniciais.

Referências

BERGAMASCHI, M. A. O tempo Histórico nas primeiras séries do ensino Fundamental. In: CONFERÊNCIA ANUAL DA ANPED, 23., 2000, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, p. 1-13.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018.

FONSECA, S. G. Fazer e ensinar História. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

FREITAS, I. Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de História (Anos iniciais). São Cristóvão: Editora UFS, 2010.

MAYER, E. A. O ensino de História local nos anos iniciais do município de Ponta Grossa: no caminho da Princesa das Crianças. Dissertação (ProfHistória). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.

MEISTER, M. S.; PEDROSO, M. L. O. A Princesa das Crianças. Ponta Grossa: Kugler, 1989.

SAMUEL, R. História local e história oral. Revista brasileira de História, Rio de Janeiro, v. 9, n. 19, p. 219-243, 1989/1990.

URBAN, A. C.; LUPORINI, T. J. Aprender e Ensinar História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo. Cortez. 2015.

ZARBATO, J. Ensino de História, Formação Docente e Saber Histórico Escolar: Reflexões sobre a Educação Histórica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Territórios E Fronteiras, Cuiabá, v. 8, n. 1, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v8i1.416

Downloads

Publicado

13/05/2025

Como Citar

ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL DE PONTA GROSSA (PR) NA VISÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. (2025). Revista Docentes, 10(35), 68-75. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1445