A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO NO ENEM E NO SPAECE:

A busca por um diálogo

  • Caetano Roberto Sousa de Freitas EEEP - Salaberga Torquato Gomes de Matos
  • Ana Geovanda Mourão Rezende
  • Suiane Costa Alves 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 1).
Palavras-chave: Avaliação em larga escala. Ensino Médio. Integralização.

Resumo

No período de junho a dezembro de 2018, durante o curso de formação continuada para professores de Matemática, realizado pela 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 01), sediada em Maracanaú/CE, alguns cursistas relataram haver conflito entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), principalmente, no formato das questões. Nesse estudo, buscam-se as semelhanças e as diferenças entre essas avaliações em larga escala. Mediante pesquisa bibliográfica, discorre-se sobre o uso dessas avaliações na educação brasileira e cearense, respectivamente. Por isso, faz-se análise qualitativa entre as competências/habilidades e descritores de Matemática do ensino médio das matrizes de referência do Enem e Spaece. Esses exames partem da mesma matriz curricular da Educação Básica e fornecem subsídios às políticas educacionais da União e do Ceará. Nesse cenário, as diferenciações de abordagem podem ser mitigadas através de ações de integralização, por parte dos alunos, professores, gestores e governantes.

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Publicado
12/08/2019