EDUCAÇÃO NO BRASIL: percurso histórico e os novos caminhos na promoção da cidadania global
Resumo
Diante da natureza multidimensional da educação e em diálogo com o processo de internacionalização do currículo na promoção da cidadania global, o presente trabalho consiste em um ensaio teórico e tem por objetivo motivar reflexões acerca do desenvolvimento histórico da educação brasileira. A questão que orientou essa pesquisa pode assim ser expressa: quais fatores incidiram na construção da educação brasileira e que foram determinantes para termos a educação de hoje? Referenciado em autores como Freire (2007), Teixeira (2007), Leask (2015), Lima e Alves (2016), buscou-se promover considerações acerca da história do Brasil alinhado ao desenvolvimento da educação em território nacional. Assim, este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica marcada por uma abordagem indutiva e dedutiva com análise qualitativa, nos fazendo refletir sobre os desafios de uma nação que inicialmente, colônia de exploração, foi se remodelando em uma mistura de etnia que hoje busca mostrar que o respeito e a garantia dos direitos à educação devem prevalecer acima de tudo.