METODOLOGIAS TECNOLÓGICAS EM MATEMÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: perspectivas de gênero e sexo
Palavras-chave:
Equidade, Ensino Médio, Gênero, Matemática, Tecnologia EducacionalResumo
Este estudo analisa o impacto das tecnologias tecnológicas no ensino de Matemática no ensino médio, com foco na promoção da metodologia da equidade educacional, considerando as perspectivas de gênero e sexo. Em uma pesquisa feita no contexto educacional brasileiro, as desigualdades de gênero são evidentes, especialmente em áreas exatas. Dessa forma, o objetivo foi avaliar como as tecnologias educacionais podem contribuir para a equidade de gênero no ensino de Matemática. Nesse sentido, utilizando uma abordagem qualitativa, a metodologia inclui entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, observações em sala de aula e análise documental de 15 Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). Além disso, a pesquisa avaliou a percepção dos envolvidos sobre o impacto das tecnologias no aprendizado de Matemática e nas questões de gênero. Desse modo, os resultados indicaram que o uso de tecnologias digitais, como plataformas interativas e softwares educacionais, contribui para um ensino mais inclusivo, favorecendo a participação das meninas e diminuindo desigualdades de gênero no aprendizado. Ainda, as metodologias tecnológicas proporcionam maior engajamento e personalização no ensino. Portanto, conclui-se que o objetivo da pesquisa foi atingido, demonstrando os benefícios das metodologias tecnológicas na promoção da equidade educacional. Assim, a pesquisa oferece contribuições importantes para o campo da educação, destacando a importância das tecnologias na redução das desigualdades de gênero. Logo, sugere-se que futuras pesquisas explorem o impacto a longo prazo dessas metodologias, especialmente em contextos com acesso limitado a recursos tecnológicos, além de investigar sua influência na escolha de carreiras Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) entre os estudantes.
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Referências
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