METODOLOGIAS TECNOLÓGICAS EM MATEMÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: perspectivas de gênero e sexo

Autores

Palavras-chave:

Equidade, Ensino Médio, Gênero, Matemática, Tecnologia Educacional

Resumo

Este estudo analisa o impacto das tecnologias tecnológicas no ensino de Matemática no ensino médio, com foco na promoção da metodologia da equidade educacional, considerando as perspectivas de gênero e sexo. Em uma pesquisa feita no contexto educacional brasileiro, as desigualdades de gênero são evidentes, especialmente em áreas exatas. Dessa forma, o objetivo foi avaliar como as tecnologias educacionais podem contribuir para a equidade de gênero no ensino de Matemática. Nesse sentido, utilizando uma abordagem qualitativa, a metodologia inclui entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, observações em sala de aula e análise documental de 15 Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). Além disso, a pesquisa avaliou a percepção dos envolvidos sobre o impacto das tecnologias no aprendizado de Matemática e nas questões de gênero. Desse modo, os resultados indicaram que o uso de tecnologias digitais, como plataformas interativas e softwares educacionais, contribui para um ensino mais inclusivo, favorecendo a participação das meninas e diminuindo desigualdades de gênero no aprendizado. Ainda, as metodologias tecnológicas proporcionam maior engajamento e personalização no ensino. Portanto, conclui-se que o objetivo da pesquisa foi atingido, demonstrando os benefícios das metodologias tecnológicas na promoção da equidade educacional. Assim, a pesquisa oferece contribuições importantes para o campo da educação, destacando a importância das tecnologias na redução das desigualdades de gênero. Logo, sugere-se que futuras pesquisas explorem o impacto a longo prazo dessas metodologias, especialmente em contextos com acesso limitado a recursos tecnológicos, além de investigar sua influência na escolha de carreiras Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) entre os estudantes.

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Biografia do Autor

  • Carlos Bruno Silva da Costa, SEDUC

    Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus de Fortaleza. Técnico em Modelagem do Vestuário. Atua como professor temporário pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Atuou como residente no Programa de Residência Pedagógica - Núcleo Matemática. Atuou como bolsista do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFCE - Campus de Fortaleza, no período de agosto de 2022 até dezembro de 2023. Participou do Programa de Bolsas de Monitoria e Tutoria da Rede Estadual do Ceará como monitor de matemática da EEEP Marwin, no período de julho a novembro de 2022. Atuou como voluntário no Laboratório de Análise de Dados e Estatística (LADE) do IFCE - Campus de Fortaleza, no período de dezembro de 2021 até junho de 2022. Participou do Programa de Bolsas de Monitoria e Tutoria da Rede Estadual do Ceará como monitor de matemática da EEEP Marwin, no período de outubro a dezembro de 2021.

  • Kevin Cristian Paulino Freires, SME - Caucaia

    Mestrando em Educação pela Universidad Europea del Atlántico. Especialista Metodologia e avaliação da aprendizagem aplicada ao ensino infantil pela Faculdade de Teologia Hokemãh, Especialista em docência e pesquisa no ensino superior pelo Instituto Superior de Educação Programus. Especialista em práticas e pesquisa no ensino de história e geografia pela Faculdade de Teologia Hokemãh, Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Gestão Escolar pela Faculdade Única de Ipatinga. Licenciado em Matemática pelo IFCE. Licenciado em Matemática, Física e Química pela FAVENI. Graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade Única de Ipatinga. Professor-Formador de Matemática na Prefeitura Municipal de Caucaia - CE e coordenador do projeto RobMat na escola Adauto Ferreira Lima. Ainda, o aluno está atualmente cursando o 6 semestre do curso de Pedagogia na Faculdade Única de Ipatinga. Vale ressalta que, o referido aluno já atuou como membro do laboratório de pesquisa LADE (Laboratório de Análise de Dados Educacionais e Estatística Aplicada) no IFCE/Fortaleza de janeiro de 2021 a julho de 2023 e fez parte do grupo de pesquisa da ACM (Academia Cearense de Matemática), onde deu início a sua pesquisa sobre o tema verdade matemática e propôs a concepção da Teoria da Árvore, iniciada em julho de 2022. Ainda, pode-se apontar que a pesquisa foi concluída de forma independente, com o auxílio do Grupo de Estudos e Pesquisa de Matemática do Ceará (GEPEMAC). Ademais, Atualmente, o mesmo também faz parte do grupo de pesquisa HIDROSED (Hidrossedimentológico do Semiárido) da Universidade Federal do Ceará - Campus Pici, onde já realizou uma pesquisa sobre a caracterização do lodo de fossa verde entre julho de 2022 e setembro de 2023. Outrossim, atua como pesquisador no grupo de pesquisa GEPEMAC, na linha de educação matemática. Também, o mesmo faz parte do grupo de pesquisa da NUPIC-Ipatinga (MG), onde pesquisa sobre a atuação de espaços não escolares dos pedagogos, que começou em abril de 2023. E, o aluno participa de forma ativa no Grupo de Estudo História, Educação e Pedagogia Brasileira (GEHEPB). Consoante a isso, além de sua participação em grupos de pesquisas e estudos, o mesmo também possui experiência como monitor voluntário de Matemática, Eletiva de Educação Patrimonial e Educação Ambiental, Física, Química, Português e Literatura Brasileira em instituições públicas (Municipais, Estaduais e Federais) desde 2017. Ele também realizou trabalho voluntário como Agente Escolar Educacional na Prefeitura Municipal de Fortaleza no ano de 2021. É importante ressaltar que o discente/docente também atuou como aluno ouvinte semestral no IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), participando de disciplinas/cursos de Iniciação Científica, Disciplinas de Mestrado e Doutorado, na modalidade EaD. Por fim, o discente/docente também atuou como professor de turma na rede municipal de Maracanaú-ce, onde já atuou nas disciplinas de Matemática e da eletiva de Educação Ambiental. No ano de 2023, a Assembléia Legislativa do Estado Ceará (ALECE) fez uma sessão solene na noite de quarta-feira, 15, como forma de homenagear os matemáticos pelo Dia Nacional e pelo Dia Internacional da Matemática. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2023/03/15/matematicos-recebem-homenagem-no-plenario-13-de-maio-nesta-quarta-15.html. Autor de livros e artigos em diversas áreas. Atua e possui interesse nos seguintes temas: Hidrologia e sedimentologia de ambientes semiáridos, Matemática Pura, Educação Matemática, Formação de Professores, Pedagogia Histórico-Crítica e Saúde Coletiva.

  • Micael Campos da Silva, Prefeitura de Picos-PI

    Sou um profissional dedicado e apaixonado pela área da Matemática, com uma sólida formação acadêmica que inclui Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Piauí, além de diversas especializações. Na Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP), obtive o título de Especialista em Ensino de Matemática, e na UFPI, me especializei em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho. Ademais, também me aprofundei em questões de gestão educacional ao concluir uma especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação, realizada no INTESC em Recife - PE. Buscando sempre aprimorar meu conhecimento, atualmente estou em fase de Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University em Boca Raton, Flórida, EUA. Além disso, estou realizando uma pós-graduação em Mecânica e Formação para o Mundo do Trabalho pela UFPI, e simultaneamente cursando uma Segunda Licenciatura em Física na FAVENI. Ao longo de minha trajetória profissional, tive a oportunidade de atuar como professor da educação básica na Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC-PI/2016-2021) e na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (2021 até o presente momento) . Anteriormente, assumi a função de Professor Coordenador da Área de Matemática na EEEP Joaquim Filomeno Noronha, localizada na cidade de Parambu, CE, onde também exerço atualmente a posição de Coordenador Pedagógico. Sou um entusiasta do aprendizado contínuo e busco contribuir com a pesquisa e o ensino de Matemática no estado do Ceará, sendo colaborador e estudante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática do Ceará (GEPEMAC - IFCE). Tenho grande interesse na área de tecnologia educacional e sua aplicação no ensino de Matemática, o que me levou a publicar trabalhos nessa temática, bem como em outras áreas relacionadas, sempre com foco no ensino básico. Minha vasta experiência na área da Matemática, com ênfase no ensino básico, me permite enfrentar desafios e promover um ensino de qualidade, utilizando metodologias inovadoras e tecnologias em sala de aula. Estou comprometido em contribuir para a melhoria da educação em nosso país, proporcionando aos alunos uma formação sólida e significativa em Matemática, preparando-os para os desafios do mundo do trabalho e da sociedade contemporânea.

Referências

FREIRES, K. C. P. et al. Políticas de saúde: a descolonialidade e o letramento de gênero como recursos de educação permanente. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 16, n. 10, p. 21365–21388, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.10-159. 25 mar. 2025.

FREIRES, K. C. P. et al. Reformulando o currículo escolar: integrando habilidades do século XXI para preparar os alunos para os desafios futuros. Revista FT, v. 28, p. 48-63, 2024. Disponível em: https://revistaft.com.br/reformulando-o-curriculo-escolar-integrando-habilidades-do-seculo-xxi-para-preparar-os-alunos-para-os-desafios-futuros/. 25 mar. 2025.

FREIRES, K. C. P.; GOMES, L. E. S.; VASCONCELOS, A. F.; DA SILVA, M. C.; TOZATO, D. C. P.; SILVA, D. B. da; COSTA, L. A. de A.; DOURADO, D. K. de A. Inclusão de gênero na educação matemática: Desafios e impactos das políticas educacionais no estado do ceará no século xxi. Aracê, [S. l.] , v. 2, pág. 7343–7364, 2025. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3333. Acesso em: 25 mar. 2025.

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Publicado

25/09/2025

Como Citar

METODOLOGIAS TECNOLÓGICAS EM MATEMÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: perspectivas de gênero e sexo. (2025). Revista Docentes, 10(38), 76-84. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1624