SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS COM FOCO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EEMTI REGINA PACIS

Autores

  • Luiza Bonfim Teixeira Lira Secretaria de Educação do Ceará
  • Antonia Rejania de Araújo Gomes Secretaria de Educação do Ceará

Palavras-chave:

Texto, Inferência, Sentido, Leitura

Resumo

Este artigo apresenta um estudo realizado a partir da exploração do Material Estruturado (saberes 2 e 3), com o objetivo de desenvolver as habilidades de leitura dos estudantes, enfatizando os efeitos de humor e o processo de inferência. Para isso, foram utilizados diversos gêneros textuais, como piadas, tirinhas, poesias e resenhas, além de textos que combinam linguagem verbal, não verbal e mista. A proposta buscou aprimorar a compreensão e identificação da finalidade textual, o reconhecimento de informações em textos sobre o mesmo tema, a análise de relações de causa e consequência, bem como a identificação de relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, pronomes e advérbios. O embasamento teórico do estudo fundamenta-se em autores como Bamberger (2012), Barbosa (2015), Kleiman (2000) e Solé (1992), que discutem a importância da leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento da competência comunicativa. A metodologia adotada incluiu a gravação de aulas explicativas, permitindo ampliar o acesso dos estudantes das três séries do Ensino Médio ao conteúdo trabalhado. Essas aulas foram disponibilizadas em plataformas educacionais como Google Sala de Aula, WhatsApp e YouTube, garantindo flexibilidade no ensino remoto. A apresentação de gêneros textuais variados mostrou-se essencial para promover uma aprendizagem significativa, permitindo que os alunos desenvolvam competências comunicativas indispensáveis para a leitura crítica e a formação cidadã.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonia Rejania de Araújo Gomes, Secretaria de Educação do Ceará

    Mestra em Ciências da Educação – Universidad Interamericana – Py. Graduada em Pedagogia com Habilitação em História e Geografia - Universidade Estadual Vale do Acarati – UVA. Pós-Graduada em Gestão Escolar - Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Pós-Graduada em Língua Portuguesa - Universidade Estadual Vale do Acarati – UVA. Professora efetiva do Estado do Ceará (SEDUC/CE), exercendo a função de Coordenadora Escolar da EEMTI Regina Pacis, Crateús-CE. Professora efetiva do município de Crateús, exercendo a função na Escola de Cidadania Francisca Machado, Crateús-CE.

Referências

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 2012.

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2015. (Coleção Magistério 2° grau. Série Formação do Professor, v. 16).

BARROS, Paula Rúbia Pelloso Duarte. A contribuição da literatura infantil no processo de aquisição da leitura. Lins: UNISALESIANO – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, 2016.

BOCCATO, Alessandra Rodrigues. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, 1ª a 4ª séries. 3. ed. Brasília: MEC – Secretaria de Ensino Fundamental, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2010.

CANDIDO, Antonio. O direito à leitura. Revista Prosa e Verso, 2004. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/o-direito-a-literatura-antonio-candido/. Acesso em: [data de acesso].

CAMPOS, Neide Pelaez de. A construção do olhar estético crítico do educador. São Paulo: Editora UFSC, 2013.

COELHO, Kesia. A importância da leitura na educação infantil: um estudo teórico. São Paulo: Saraiva, 2010.

KLEIMAN, Ângela B. Oficina da leitura: teoria e prática. São Paulo: Fontes, 2000.

RATIER, Rodrigo. Para Isabel Solé, a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias. Nova Escola, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/304/para-isabel-sole-a-leitura-exige-motivacao-objetivos-claros-e-estrategias. Acesso em: 07 mar. 2018.

Downloads

Publicado

25/09/2025

Como Citar

SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS COM FOCO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EEMTI REGINA PACIS. (2025). Revista Docentes, 10(38), 50-58. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1680