SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS COM FOCO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EEMTI REGINA PACIS
Palavras-chave:
Texto, Inferência, Sentido, LeituraResumo
Este artigo apresenta um estudo realizado a partir da exploração do Material Estruturado (saberes 2 e 3), com o objetivo de desenvolver as habilidades de leitura dos estudantes, enfatizando os efeitos de humor e o processo de inferência. Para isso, foram utilizados diversos gêneros textuais, como piadas, tirinhas, poesias e resenhas, além de textos que combinam linguagem verbal, não verbal e mista. A proposta buscou aprimorar a compreensão e identificação da finalidade textual, o reconhecimento de informações em textos sobre o mesmo tema, a análise de relações de causa e consequência, bem como a identificação de relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, pronomes e advérbios. O embasamento teórico do estudo fundamenta-se em autores como Bamberger (2012), Barbosa (2015), Kleiman (2000) e Solé (1992), que discutem a importância da leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento da competência comunicativa. A metodologia adotada incluiu a gravação de aulas explicativas, permitindo ampliar o acesso dos estudantes das três séries do Ensino Médio ao conteúdo trabalhado. Essas aulas foram disponibilizadas em plataformas educacionais como Google Sala de Aula, WhatsApp e YouTube, garantindo flexibilidade no ensino remoto. A apresentação de gêneros textuais variados mostrou-se essencial para promover uma aprendizagem significativa, permitindo que os alunos desenvolvam competências comunicativas indispensáveis para a leitura crítica e a formação cidadã.
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Referências
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