A LITERATURA INDÍGENA DE AURITHA TABAJARA COMO INSTRUMENTO DE LUTA E VALORIZAÇÃO DA MULHER PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E ANTIRRACISTA

Autores

Palavras-chave:

AurithaTabajara. Leitura. Literatura Indígena. Interdisciplinaridade.

Resumo

Buscar conhecimento sobre a literatura de um país não está restrito somente aos cânones, mas primordialmente aos textos desenvolvidos por diversos povos que compõem a multiculturalidade de um local, ou seja, a literatura brasileira é constituída pelos escritos literários de diversos povos. Infere-se, assim, que a literatura indígena é parte integrante das vivências do brasileiro e é através dessas narrativas que as pessoas adentram na ancestralidade que permeia as raízes brasileiras. Dessa forma, este estudo busca compreender o valor dos textos cordelistas de Auritha Tabajara (2018), mulher indígena e nordestina, para o ensino de literatura através de uma pesquisa de cunho qualitativa pautada nos estudos realizados durante o curso de doutorado em educação na UFC e com base nos princípios na interdisciplinaridade de Luck (1994) e Bert (2007), assim como dos ideiais da literatura indígena de Puri (2020) e Silva (2021). Para isso, aplicou-se oficinas de leitura interdisciplinar do livro Coração na Aldeia, Pés no Mundo (2018) com alunos de uma escola profissionalizante do município de Caucaia e realizou-se produções artísticas, que representaram as percepções dos estudantes sobre a importância da leitura de textos indígenas e da valorização da mulher indígena como agente ativo da sociedade, através da escrita, do desenho e da pintura. Os resultados identificados mostram que os alunos apresentaram senso crítico, criatividade, abertura ao novo e conhecimento prévio para o estudo da literatura indígena, assim como tiveram a possibilidade de conhecer escritores indígenas e suas obras, consequentemente abrindo espaço para a construção de uma educação antirracista. 

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Biografia do Autor

  • Me. Maria Gezilane Gomes de lima, Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE e UFC

    Possui graduação em Letras- espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2009). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2013). Mestre em Educação pelo PPGE da universidade Federal do Ceará (2022). Doutoranda em Educação e em formação acadêmica pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Ceará. Membra do Grupo de Pesquisa em Formação Docente Digital e Cultura Maker GP FDDCM, coordenado pela professora Dra. Antonia Lis de Maria Martins Torres. Integrante do Programa de Extensão Produzindo Literatura Indígena Digital Uma experiência em uma escola do município de Caucaia e professora de Redação na Escola de Educação Profissional Prof. Antônio Valmir da Silva (SEDUC).

  • Me. Patrícia de Souza Moura , Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE

    Doutoranda em Educação pela UFC/ FACED (2024). Mestra em Ensino pelo PPGE/ UERN (2020 - 2021) . Professora Temporária na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE. Especialista em Matemática e Física e em Gestão Escolar (administração, supervisão, orientação e inspeção). Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará pelo IFCE campus Cedro (2012 - 2016).

  • Dr. Antonia Lis de Maria Martins Torres, Universidade Federal do Ceará

    Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Brasileira, também pela FACED/UFC. Pós-doutora pela Universidade Católica de Brasília (UCB) É professora efetiva do Departamento de Estudos Especializados da FACED/UFC com atuação na área de educação a distância e tecnologias digitais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Linha História da Educação Comparada (LHEC), no eixo: Novas Tecnologias e EAD. Atuou como Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia EAD da UFC/Virtual. Foi coordenadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC), durante o ano de 2020. Foi coordenadora adjunta, na UFC, do programa UAB/CAPES, no período de outubro de 2021 à junho de 2022. É autora do livro: Laboratório de Pesquisa Multimeios entre gigas e megabytes: (re)criando percursos formativos; e, também, uma das organizadoras dos dois tomos do livro EaD no Estado do Ceará: história, memória e experiências formativas. No ano de 2019, realizou curso de Licença Capacitação de Servidor na Universidade Aberta de Lisboa/PT, sob supervisão da Profa.Dra.Lúcia Amante. Tem experiência na área de Educação, no qual estuda principalmente os seguintes temas: EaD Online; Formação Docente Digital; Metodologias de Ensino Novas Tecnologias aplicadas à Educação; e História e Memória da Educação. 

Referências

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Publicado

25/09/2025

Como Citar

A LITERATURA INDÍGENA DE AURITHA TABAJARA COMO INSTRUMENTO DE LUTA E VALORIZAÇÃO DA MULHER PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E ANTIRRACISTA. (2025). Revista Docentes, 10(38), 40-49. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1685