A NECESSIDADE DA INCLUSÃO DE DISCIPLINAS SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE NO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Gênero, Diversidade, Currículo, Inclusão, Ensino médioResumo
O debate sobre gênero, sexualidade e diversidade nas escolas tem se tornado cada vez mais necessário para a construção de ambientes educativos inclusivos e respeitosos. Partindo do pressuposto de que a educação formal deve promover a equidade e combater o preconceito, esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do ensino médio sobre a disciplina eletiva “Gênero e Diversidade” e defender sua inclusão como componente curricular obrigatório. Fundamenta-se nos estudos de Louro (1997), Scott (1995) e Bento (2006), que discutem gênero como categoria de análise e suas implicações na educação. A pesquisa adotou o método de estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando como técnicas de coleta de dados rodas de conversa, dinâmicas de grupo e análise de materiais pedagógicos produzidos pelos alunos. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados evidenciam que a disciplina é percebida como essencial pelos estudantes para a promoção da inclusão e a redução do preconceito no ambiente escolar. A significativa defesa pela obrigatoriedade da disciplina reflete o impacto positivo das práticas pedagógicas interativas e reflexivas sobre as percepções dos estudantes.
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