O APLICATIVO CAMINHO CERTO COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO À LOCOMOÇÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA

uma experiência na eletiva de informática

Palavras-chave: Aplicativo. Eletiva. Inclusão. Portadores de deficiência.

Resumo

A cooperação da tecnologia para o ensino, pode acarretar no desenvolvimento de novos recursos, que visam suprir determinados obstáculos existentes na sociedade, destacando para esta pesquisa, a problemática de pessoas que apresentam algum problema de locomoção. Assim, o presente trabalho relata a contribuição do aplicativo, denominado Caminho Certo, desenvolvido durante o ano letivo de 2017, na eletiva de informática, numa escola estadual do Ceará, localizada no Município de Fortaleza. Esta ferramenta proporciona um auxílio na locomoção das pessoas com deficiência, situados na referida cidade, visto que ainda existe uma certa carência de acessibilidade para estes usuários. Com isso, é realizado um estudo sobre a contribuição deste recurso para pessoas com deficiência, com o viés de relatar a experiência dos estudantes, desenvolvida na referida disciplina da escola, e proporcionar a inclusão dessas pessoas na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DOMINGUES, Beatriz Carmanhães; FRANCO, Helaise Farias Padovan; SILVA, Jéssica Fernandes da. A Acessibilidade do deficiente cadeirante na sala de aula: adaptação, locomoção e melhoria na qualidade de vida e na inclusão. Encontro de Iniciação Científica, v. 13, n. 13, 2017.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NASCIMENTO, Valdriano Ferreira do; MOURA, Patrícia Almeida. A escola faz currículo. Nota sobre escolas que inovam em tempo de BNCC. Revista Docentes, v. 4, n. 9, p. 12-19, 2019.
FROTA, Maria Elza Soares da; SALES, Elaine Cristina do Nascimento Sousa. A importância dos materiais didáticas como facilitadores no processo ensino-aprendizagem de física. Revista Docentes, v. 4. n. 8, p. 53-60, 2019.
GUARÁ, Isa. Educação integral. Articulação de projetos e espaços de aprendizagem, 2005.
MACIEL, Maria Regina Cazzaniga. Portadores de deficiência a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 2, p. 51-56, 2000.
MEC - Ministério da Educação. Censo Escolar da Educação Básica 2017, 2018.
ROSA, Roberto. Introdução ao Geoprocessamento. Universidade Federal de Uberlândia, 2013.
SANTOS, Elisângela de Souza; et al. Aplicativos móveis para pessoas com deficiência aplicando-se técnicas de ciência de contexto. Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, n. 27, p. 11-18, 2015.
SEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Proposta de organização curricular em escolas de Tempo Integral, 2016.
TORRES, Carlos Alberto. Democracia, Educação e Multiculturalismo: Dilemas da Cidadania em Mundo Globalizado. In: Teoria Crítica e Sociologia Política da Educação. Carlos Alberto Torres (org). São Paulo: Editora Cortez: Instituto Paulo Freire, p. 63-101, 2003.
Publicado
11/04/2023