QUIZIZZ COMO ESTRATÉGIA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
Resumo
Este trabalho originou-se a partir das dificuldades de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio em Geometria, que por sua vez foram acentuadas no período do ensino remoto emergencial. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a plataforma Quizizz como aliada ao ensino de Geometria, por meio de técnicas de gamificação, a partir da exploração do material estruturado de “Áreas” e “Semelhanças de figuras planas”, oriundo do projeto #FoconaAprendizagem. Para seu desenvolvimento, adotamos uma metodologia quanti-qualitativa, com vistas a quantificar os resultados e, a partir destes realizar uma análise qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola profissionalizante, situada na cidade de Sobral – CE, e como resultados trazemos um levantamento e análise de erros dos estudantes, oriundos de um quiz gamificado com esta plataforma. Por fim, esperamos que esta pesquisa sirva como modelo para nortear o trabalho docente, incentivando o uso de tecnologias voltadas para o Ensino de Matemática, bem como o desenvolvimento da gamificação no ambiente escolar.
Downloads
Referências
ALVES, F. R. V.; CAVALCANTE, M. R. Obstáculos (epistemológicos) e o ensino de ciências e matemática. Interfaces da Educação, v. 8, n. 23, p. 253-274, 2017. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v8i23.1603
BARBOSA, F. E.; PONTES, M. M.; CASTRO, J. B. A utilização da gamificação aliada às tecnologias digitais no ensino da matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1593-1611, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1593-1611.id905.
CAMILO, A. M. S.; ALVES, F. R. V.; FONTENELE, F. C. F. A Engenharia Didática articulada à Teoria das Situações Didáticas para o ensino da Geometria Espacial. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, v.16, n. 59, p. 64-82, 2020. Disponível em: https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/127. Acesso em: 20 jan. 2021.
COORDENADORIA ESTADUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (CEDED/CED). Foco na Aprendizagem. Secretaria da Educação Básica do Ceará – SEDUC-CE, 2020. Disponível em: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/ambiente-de-apoio-a-formacao-docente/cursos-de-formacao-seduc/foco-na-aprendizagem/. Acesso em: 10 abr. 2021.
COELHO NETO, J.; BLANCO, M. B.; SILVA, J. A. O uso de gamificação e dificuldades matemáticas: possíveis aproximações. Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 1, julho, 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75151.
CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 3. ed. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LORENZATO, S. A. Por que não ensinar Geometria? In: A Educação Matemática em Revista. Blumenau: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, v. 4, n. 3, p. 3-13, 1995.
NASSER, L. O papel da abstraçâo no pensamento matemático avançado. In: Flores, Rebeca (Ed.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa. México: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa, 2013. cap. 2, p. 891-897.
PAVANELLO, R. M. A. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Revista Zetetiké, v. 1, n. 1, p. 7-17, 1993. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v1i1.8646822
PAVANELLO, R. M. A Geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: Contribuições da pesquisa para o trabalho escolar. In: R. M. Pavanello, Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula, v. 2, n. 6, p. 129-143. São Paulo: Coleção SBEM, 2004.
SANTOS, J. E. B.; ROSA, M. C.; SOUZA, D. S. O ensino de matemática online: um cenário de reformulação e superação. Revista Interações, n. 55, p. 165-185, 2020. DOI: https://doi.org/10.25755/int.20894.
SCHWANZ, C. B.; FELCHER, C. D. O. Reflexões acerca dos desafios da aprendizagem matemática no ensino remoto. Redin, v. 9, n. 1, p. 91-106, 2020. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1868. Acesso em: 05 mai. 2021.
SOUSA, R. T.; AZEVEDO, I. F.; LIMA, F. D.S.; ALVES, F. R. V. Transposição Didática com aporte do GeoGebra na passagem da Geometria Plana para a Geometria Espacial. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 5, p. 106-124, 2021. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1177.
TOLOMEI, Bianca Vargas. A gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação. EAD em foco, v. 7, n. 2, 2017. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/440. Acesso em: 07 jun. 2021.