QUIZIZZ COMO ESTRATÉGIA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Palavras-chave: Gamificação, Geometria, Ensino Remoto Emergencial, Ensino de Matemática

Resumo

Este trabalho originou-se a partir das dificuldades de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio em Geometria, que por sua vez foram acentuadas no período do ensino remoto emergencial. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a plataforma Quizizz como aliada ao ensino de Geometria, por meio de técnicas de gamificação, a partir da exploração do material estruturado de “Áreas” e “Semelhanças de figuras planas”, oriundo do projeto #FoconaAprendizagem. Para seu desenvolvimento, adotamos uma metodologia quanti-qualitativa, com vistas a quantificar os resultados e, a partir destes realizar uma análise qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola profissionalizante, situada na cidade de Sobral – CE, e como resultados trazemos um levantamento e análise de erros dos estudantes, oriundos de um quiz gamificado com esta plataforma. Por fim, esperamos que esta pesquisa sirva como modelo para nortear o trabalho docente, incentivando o uso de tecnologias voltadas para o Ensino de Matemática, bem como o desenvolvimento da gamificação no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Renata Teófilo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Fortaleza

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Fortaleza. Especialista em Ensino de Matemática (UVA), Qualificação em Ensino de Matemática no Estado do Ceará (UFC). Pós-graduada em Didática e Metodologias Ativas na aprendizagem e MBA em Gestão Escolar (UniAmérica). Professora da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará – EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales. E-mail: rtsnaty@gmail.com

Italândia Ferreira de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Fortaleza

Doutoranda em ensino pelo Programa de Doutorado Acadêmico Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo IFCE. Mestra em Ensino de Matemática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE). Especialista em Ensino de Matemática (UVA) e Especialista em Gestão Pedagógica da Escola Básica (UECE). Tem licenciatura em Matemática (UVA). Professora efetiva da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará na EEEP Joaquim Moreira de Sousa. E-mail: italandiag@gmail.com

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Fortaleza

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista de produtividade do CNPQ – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação profissional tecnológica. Professor titular do IFCE – departamento de Matemática e Física. Coordenador acadêmico do Doutorado em rede RENOEN, polo IFCE. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática. Página pessoal: https://ifce.academia.edu/RegisFrancisco/Journal-Articles. Endereço para correspondência: Avenida Treze de Maio, 2081, 60040-215, Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: fregis@ifce.edu.br

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Publicado
23/09/2022