FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA EM UM POLO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ:

O QUE PENSAM OS CONCLUDENTES SOBRE SUA FORMAÇÃO

Palavras-chave: Ciências Biológicas; EAD; Formação Inicial de Professores.

Resumo

O presente trabalho está inserido na temática a Formação de Professores de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que é ofertado pelo programa de financiamento Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Maracanaú. O objetivo principal é investigar como se dá a formação inicial de professores de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Modalidade a Distância pela UECE no polo Maracanaú. Este é um estudo de caso na perspectiva quantitativa e qualitativa, utilizindo questionário on-line para coleta de dados. Nesse entendimento como fundamentação teórica realiza-se uma reflexão sobre a formação e o trabalho docente, Ensino de Ciências e Biologia e um breve histórico da EAD na educação brasileira ao longo dos anos. A análise dos resultados desta pesquisa mostram que o referido curso em EAD é atual e inovador, porém apresenta ainda alguns resquícios da formação tradicional, no entanto diferencia-se pela mobilização de  diferentes competências e habilidades em seus estudantes, principalmente competências relacionadas ao desenvolvimento de metodologias ativas e ligadas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Além disso pelo seu caráter andragógico requer muito a autonomia dos seus estudantes na realização das atividades e isso é importante para o desenvolvimento cognitivo deles e para o desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos visto no decorrer de sua formação. Ao oportunizar uma formação sólida, de qualidade e excelência a UECE contribui para a sociedade ao disponibilizar para a educação profissionais que poderão atuar como professores conscientes de que terão um importante papel a cumprir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Gleison Andrade do Nascimento, UNILAB/UECE

Mestrando em Energia e Ambiente na linha de pesquisa de processos químicos, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira . Atualmente Cursa Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), 7º  semestre e Matemática (Segunda Licenciatura - Uniasselvi), Especialista no Ensino de Química - Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCe) campus Maracanaú, Técnico em Secretaria Escolar pela Universidade Aberta do Nordeste (UANE). É docente com vínculo temporário da SEDUC-CE.

http://lattes.cnpq.br/6072124407179400

ID Lattes: 6072124407179400

Referências

ALVES, Francione Charapa; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LIMA, Maria Socorro Lucena. Formação em pesquisa para professores da educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 27, p. 285-300, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, v. 70, 2011.

BARGUIL, Paulo Meireles. Aprendizes em múltiplos espaços-tempos. In: ______. (Org.). Aprendiz, Docência e Escola: novas perspectivas. Fortaleza: Imprece, 2017. p. 199-231.

BOMBASSARO, Luiz Carlos. As fronteiras da epistemologia: como se produz o conhecimento. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; IWASSE, Lílian Fávaro Alegrâncio; ZANATTA, Shalimar Calegari. O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: DILEMAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Valore, v. 3, p. 714-725, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.396, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Decreto n°. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dipões sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Diponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm#:~:text=DECRETA%3A,de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20superior%20no%20Pa%C3%ADs.> Acesso em: 19 Nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf. Acesso em: 20 de fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2020.

BRASIL. Resolução n°. 510, de 07 de abril de 2016. Ética na Pesquisa na área de Ciências Humanas e Sociais. Brasília: CNS.

CAMPOS, César Ferraz; DE PAULA, Luciano Bernardes. O uso da internet na educação e o panorama brasileiro atual. Revista Científica e-Locução, v. 1, n. 17, p. 21-21, 2020.

COSTA, Bruno Nunes; MONTEIRO, Fabíola da Conceição Lima; COSTA, Breno Nunes. A percepção dos docentes de biologia sobre o uso das tecnologias no ensino dos componentes curriculares do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão–Campus Barreirinhas, Brasil. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e807986257-e807986257, 2020.

DA SILVA, Ketia Kellen Araújo; BEHAR, Patricia A. Aluno da Ead on-line do Brasil e competências digitais. Revista EDaPECI, v. 19, n. 2, p. 21-39, 2019.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. A Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2011.

FRANZIN, Luciana; LOPES, Mario Marcos. Andragogia – A educação do adulto. Revista Científica on-line-Tecnologia, Gestão e Humanismo, v. 9, n. 2, 2019.

FERNANDES, Rebeca Chiacchio Azevedo. Inovações pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012). 2015. 1 recurso online ( 397 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2020.

FINGER, Isadora; BEDIN, Everton. A contextualização e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem da ciência química. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 8-24, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREITAS, Munique de Souza; OLIVEIRA, Danielle Rodrigues. Saberes docentes e sua relação com a didática no processo de ensino. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 2019.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista internacional de formação de professores, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. Sion: Institut Internacional des Droits de 1º Enfant, p. 1-11, 2005.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

KRASILCHIK, Myriam. Práticas de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? – Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

MACHADO, Maria Helena; MEIRELLES, Rosane Moreira Silva. Da “LDB” dos anos 1960 até a BNCC de 2018: breve relato histórico do ensino de Biologia no Brasil. Debates em Educação, v. 12, n. 27, p. 163-181, 2020.

MORAN, José Manuel; VALENTE, José Armando. Educação a distância. Summus Editorial, 2015.

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Cortez Editora, 2014.

NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo de. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista histedbr on-line, v. 10, n. 39, p. 225-249, 2010.

NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2017.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.

OLIVEIRA, Lourival José de; PIRES, Ana Paula Vicente. Da precarização do trabalho docente no Brasil e o processo de reestruturação produtiva. Revista do direito público, v. 9, n. 1, p. 73-100, 2014.

PASSERO, Guilherme; ENGSTER, Nélia Elaine Wahlbrink; DAZZI, Rudimar Luís Scaranto. Uma revisão sobre o uso das TICs na educação da Geração Z. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, 2016.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Lições da sala de aula virtual: As realidades on-line, 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2015.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.

PORLÁN ARIZA, Rafael; RIVERO GARCÍA, Ana; MARTÍN DEL POZO, Rosa. Conocimiento profesional y epistemología de los profesores I: Teoría, métodos e instrumentos. Enseñanza de las Ciencias 15 (2), 155-171, 1997..

ROSA, Cleci Werner; ROSA, Álvaro Becker. O ensino de ciências (Física) no Brasil: da história às novas orientações educacionais. Revista Ibero-americana de Educação. n. 58/2, fev. 2012.

SANTOS, Alexandre; CHANG, Rachel Xenia; ALVES, Caio Augusto Carvalho. Práticas do ensino a distância: um ensaio teórico-comparativo entre Brasil e Portugal. Brazilian Journal of Business, v. 2, n. 3, p. 2257-2271, 2020.

SANTOS, Sandra Regina Costa dos; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. O papel docente na EaD: novas perspectivas para o trabalho pedagógico. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e182963724-e182963724, 2020.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, n. 1, p. 286-293, 2015.

SCHVINGEL, Cláudia; SCHNEIDER, Mariângela Costa; SCHWERTNER, Suzana Feldens; JASPER, André. Uma experiência pedagógica em espaços não formais de aprendizagem a pedagogical. Trilhas Pedagógicas, v. 6, n. 6, Ago. 2016, p. 184-195.

SEIXAS, Rita Helena Moreira; CALABRÓ, Luciana; SOUSA, Diogo Onofre. A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 289-303, 2017.

SILVA, Dirceu da; SILVA, Alexandre Mendes da; BRAGA JÚNIOR, Sérgio Silva; LOPES, Evandro Luiz; VEIGA, Ricardo Teixeira. Avaliação da qualidade percebida de cursos gestão em nível de graduação na modalidade EaD. Revista de Administração da Unimep, v. 14, n. 1, p. 242-268, 2016.

SILVA, Amélia C. Reis; CARVALHO, Maria de Lurdes Dias de. Formação de professores: refletindo sobre uma experiência em um curso de 2ª licenciatura. 2017.

SILVA, Kétia Kellen Araújo da. Modelo de competências digitais em educação a distância: MCompDigEAD um foco no aluno. 2018.

SOBREIRA JÚNIOR, Otávio Vieira; PAULA, Francisco Wagner de Sousa; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia; PAIXÃO, Germana Costa. Categorização e análise de atividades avaliativas de um curso de Ciências Biológicas a distância. In: Série Educar - Volume 40 - Prática Docente. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020. v. 40.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber – esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

TARDIF, Maurice; GAUTHIER, Clermont. O saber profissional dos professores – fundamentos e epistemologia. In: ___SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE O SABER DOCENTE, 1996, Fortaleza. Anais ... .Fortaleza: UFCE, 1996.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Projeto pedagógico do curso graduação em ciências biológicas licenciatura a distância. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2020.

VIDAL, Eloisa Maia; MAIA, José Everardo Bessa. Introdução a EaD e informática básica. 2. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.

YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Publicado
30/03/2022