FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA EM UM POLO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ:
O QUE PENSAM OS CONCLUDENTES SOBRE SUA FORMAÇÃO
Resumo
O presente trabalho está inserido na temática a Formação de Professores de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que é ofertado pelo programa de financiamento Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Maracanaú. O objetivo principal é investigar como se dá a formação inicial de professores de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Modalidade a Distância pela UECE no polo Maracanaú. Este é um estudo de caso na perspectiva quantitativa e qualitativa, utilizindo questionário on-line para coleta de dados. Nesse entendimento como fundamentação teórica realiza-se uma reflexão sobre a formação e o trabalho docente, Ensino de Ciências e Biologia e um breve histórico da EAD na educação brasileira ao longo dos anos. A análise dos resultados desta pesquisa mostram que o referido curso em EAD é atual e inovador, porém apresenta ainda alguns resquícios da formação tradicional, no entanto diferencia-se pela mobilização de diferentes competências e habilidades em seus estudantes, principalmente competências relacionadas ao desenvolvimento de metodologias ativas e ligadas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Além disso pelo seu caráter andragógico requer muito a autonomia dos seus estudantes na realização das atividades e isso é importante para o desenvolvimento cognitivo deles e para o desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos visto no decorrer de sua formação. Ao oportunizar uma formação sólida, de qualidade e excelência a UECE contribui para a sociedade ao disponibilizar para a educação profissionais que poderão atuar como professores conscientes de que terão um importante papel a cumprir.
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